O Festival da Linguiça, que já se tornou tradição em Formiga, foi aprovado para participar da 7ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais. O evento foi inscrito pela Secretaria de Cultura como parte das ações para a pontuação do município no “ICMS Cultural”.

A Jornada é uma ação promovida pela Secretaria de Cultura do Estado, por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG). A finalidade é mobilizar municípios, entidades e agentes culturais para a realização de atividades que sensibilizem a sociedade para a promoção, valorização e preservação do patrimônio cultural.

“Participar da Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais é de grande importância para a cultura formiguense, pois é uma forma de valorizar os agentes culturais da cidade”, destacou o secretário de Cultura, Alex Arouca.

O tema

O tema 7ª edição da Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais é “Culinária e Patrimônio”, e tem o objetivo de promover ações que tratem dos modos de fazer, das receitas, dos lugares e práticas ligadas à alimentação, seu preparo, as particularidades de cada região e seu patrimônio gastronômico.

O ICMS Cultural

O ICMS Patrimônio Cultural é um programa de incentivo à preservação do patrimônio cultural do Estado, por meio de repasse de recursos para os municípios que preservam o patrimônio e suas referências culturais por meio de políticas públicas relevantes. O programa estimula as ações de salvaguarda dos bens protegidos pelos municípios por meio do fortalecimento dos setores responsáveis pelo patrimônio das cidades e de seus respectivos conselhos em uma ação conjunta com as comunidades locais.

 

 

Fonte: Decom ||

COMPATILHAR: