Nesta sexta-feira (4), o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana ? Fórum das Artes inicia as atividades da edição deste ano. Com a temática Entrecorpos, o evento será realizado até o dia 20 de julho, com uma extensa programação cultural com espetáculos de teatro e dança, shows e concertos, filmes, palestras e mesas de debate, divididos nas curadorias de Música, Literatura, Infantojuvenil, Festival com a Escola, Patrimônio, Audiovisual, Artes Cênicas e Artes Visuais. A expectativa é que as cidades que sediam o evento recebam cerca de 170 mil pessoas.
O evento terá duas solenidades de abertura, contemplando cada uma das cidades realizadoras. Em Ouro Preto, a cerimônia ocorrerá nesta sexta-feira (4), às 20h, no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), no Teatro Ouro Preto. Onde também haverá apresentação, às 21h, do Trio Corrente, formado pelos músicos Fábio Torres, Paulo Paulleli e Edu Riberio. Com um som original, interpreta de forma única os clássicos do choro e da MPB, contam também com um repertório autoral. O Trio é vencedor do prêmio Grammy na categoria Melhor Álbum de Jazz Latino de 2014 com o disco Song For Maura.

Logo depois do show, as bordadeiras do Grupo Devoções, do distrito ouro-pretano de Antônio Pereira, estarão no Ateliê Aberto, no Salão Diamantina do Centro de Artes e Convenções, para mostrarem o processo criativo de produção delas. São trabalhos em patchwork, chitão, bordados inspirados no tema do Festival deste ano Entrecorpos.

Já em Mariana, a abertura será no sábado (5), às 19h, na Câmara Municipal de Mariana. Na oportunidade, também será inaugurada a mostra ?Inspirações do Barroco Mineiro? uma coletiva organizada pela Associação Marianense dos Artistas Plásticos (Amap). Os trabalhos ficarão expostos na Galeria da Câmara até o dia 20.

Mais tarde, às 22h, a praça da Sé, em Mariana, será palco da apresentação da curitibana Juliana Cortes. No show Invento, a cantora, acompanhada do trio Ronaldo Saggiorato (baixo), Luis Otávio Almeida (guitarra) e Vina Lacerda (percussão), faz uma combinação de arranjos elaborados com improvisação livre com um instrumental mais arrojado.

A programação completa está disponível no site do evento www.festivaldeinverno.ufop.br. Essa é uma realização da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), das Prefeituras de Ouro Preto e Mariana e da Fundação Educativa Ouro Preto (Feop). O Festival conta com o patrocínio de Vale, Gerdau, Cemig, Oi e Samarco, por meio da Lei Rouanet e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

COMPATILHAR: