A Prefeitura Municipal de Arcos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, com o objetivo de incentivar a participação de cozinheiros profissionais ou amadores está com inscrições abertas para o festival ‘Sabores de Uai: Gastronomia Regional’, promovido pela Instância de Governança Regional (IGR) Circuito Turístico Grutas e Mar de Minas.

 O evento será virtual e as inscrições vão até domingo (4), pelo link:

O objetivo do evento é descobrir os pratos típicos da região, apoiar a preservação, conservação, promoção e difusão da culinária mineira, que tem como base a simplicidade da cozinha.

A ideia do festival é contribuir para a continuidade da tradição da culinária local, com a participação de cozinheiras e cozinheiros regionais.

Quem pode participar:  qualquer mineiro que desejar, podendo ser estabelecimentos comerciais (bares, docerias, padarias, restaurantes e afins), chefs de cozinha, cozinheiros e cozinheiras, profissionais e amadores, desde que comprovem residência em um dos municípios que compõem a IGR.

Avaliação e seleção: a avaliação compreenderá critérios como mineiridade do prato, apresentação da proposta, envolvimento do autor da receita, capricho com apresentação da receita e singularidade na harmonização dos ingredientes.

A comissão de jurados responsável pela avaliação do festival de receitas será composta por três membros convidados pela IGR, entre eles um profissional com atuação reconhecida nas áreas da gastronomia.

Finalistas: serão selecionados dez finalistas, sendo cinco para cada categoria (doce e salgado), e a divulgação será feita pelas redes sociais. 

Os finalistas irão competir por meio de votação popular no perfil do Instagram @grutasemardeminas entre os dias 11 a 16 de abril, com votos válidos até às 12h.

Premiação: Os três mais votados de cada categoria serão os vencedores, e a premiação será certificado e quantia em dinheiro: R$ 300 para os primeiros lugares, e R$ 100 para os segundos e terceiros lugares.

Finalidade: as de receitas finalistas irão compor o primeiro livro de receitas do Grutas e Mar de Minas, que será catalogado, criado e impresso para divulgação, e em versão digital.

Fonte: Portal Arcos

Imprimir
Comentários