A Fiat anunciou novo plano de investimentos no Brasil de R$ 15 bilhões no período de 2013 a 2016. O anúncio foi feito na tarde de ontem, pelo CEO mundial da Fiat Chrysler e presidente mundial da Fiat Industrial, Sergio Marchionne, e pelo presidente da Fiat Chrysler na América Latina, Cledorvino Belini, durante audiência, no Palácio do Planalto, em Brasília, com a presidente Dilma Rousseff. A reunião durou cerca de uma hora e meia.
De acordo com nota divulgada pela empresa, os investimentos vão gerar 7.700 novos empregos diretos, além de 12 mil empregos indiretos, principalmente de empresas fornecedoras que vão expandir suas capacidades de produção para atender à demanda do grupo.
Os investimentos referem-se às empresas que integram as holdings Fiat SpA e Fiat Industrial e destinam-se à inovação; desenvolvimento de novos produtos e tecnologias; melhoria de processos logísticos e de manufatura;expansão da capacidade produtiva e construção de novas fábricas e linhas de produção.
Dos R$ 15 bilhões anunciados ontem, por Sergio Marchionne, R$ 6 bilhões fazem parte do plano anterior do grupo, para o período de 2011 a 2014, e foram somados aos R$ 9 bilhões adicionais, anunciados ontem.
De acordo com a assessoria da Fiat, a companhia havia anunciado investimento de R$ 10 bilhões no período de 2011 a 2014. Desse total, R$ 4 bilhões já foram desembolsados. Os R$ 6 bilhões restantes se juntam à nova quantia de R$ 9 bilhões, totalizando R$ 15 bilhões em investimentos, informa.
A Fiat informa ainda que o volume a ser investido inclui a fábrica de material de defesa de Sete Lagoas, na região central de Minas Gerais, onde funciona a fábrica da Iveco, que também faz parte do grupo. Na lista estão também a ampliação da fábrica de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, e a construção da nova fábrica da Fiat em Goiana, no Estado de Pernambuco.
A fábrica deve começar a operar no início de 2015 com produção de 200 mil a 250 mil unidades por ano.
O dinheiro também será usado no desenvolvimento de novos motores. É que numa fábrica, acaba gastando-se mais em desenvolvimento e produto do que na construção e ampliação de uma unidade. Para se desenvolver um carro novo, o investimento gira entre R$ 700 milhões a R$ 1 bilhão.
O grupo Fiat Chrysler registrou resultado operacional de 618 milhões no primeiro trimestre do ano, com 1 milhão de veículos comercializados globalmente.

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