A Fiemg, por meio do Sesi-MG, adquiriu 300 mil testes rápidos que serão utilizados em uma amostragem em massa entre os profissionais da indústria. O objetivo é auxiliar o setor industrial para que as empresas possam voltar a operar sem, entretanto, colocar em risco a saúde de seus trabalhadores.

Os setores que serão testados inicialmente são os essenciais, como os ligados à produção de insumos para a área de saúde e, também, o de alimentação. “Não vamos limitar a execução desses testes. Faz parte de um processo maior do Sesi para a retomada do trabalho de forma segura, com consultoria para as indústrias e acompanhamento clínico dos casos suspeitos”, explica Cristiane Scarpelli, gerente de Segurança e Saúde no Trabalho e Qualidade de Vida do Sesi.

 O setor industrial movimenta quase R$ 130 bilhões todos os anos e é responsável por empregar mais de um milhão de trabalhadores e foi impactado, severamente, pela crise causada pela pandemia da Covid-19.

Com a testagem em massa do setor industrial será possível planejar as melhores estratégias e analisar a real proliferação da doença entre as pessoas. “O uso dos testes vai permitir identificar pessoas que estão positivas e podem ser assintomáticas, por exemplo”, afirma Scarpelli. “Os testes ainda identificam quem já está imunizado ou aquele que deveria estar em monitoramento”, complementa a gerente.

Segundo Scarpelli, o insumo para a aplicação dos testes estará disponível a partir da segunda quinzena deste mês e neste período de espera, a equipe de saúde do Sesi está trabalhando no levantamento das demandas em todo o estado. “Assim que foram entregues os testes, vamos começar a aplicação. Será montada uma estrutura com profissionais capacitados para realizarem os testes, além de uma máquina de leitura dos resultados”, explica.

A gerente do Sesi ressalta que os testes rápidos, que liberam o resultado em 15 minutos, contam com uma tecnologia que permite a criação de laudos. “A maioria dos testes rápidos fazem a medição, mas só de uma leitura instantânea, a exemplo dos testes de gravidez vendidos em farmácia. Após um tempo, o resultado some. Já nesses adquiridos, tem um laudo que garante a rastreabilidade do exame”, pontua.

O investimento para o Teste Rápido do Sesi é de R$99 por pessoa e eles estarão disponíveis em duas modalidades: Nas unidades Sesi de Segurança e Saúde no Trabalho e o atendimento diretamente dentro das indústrias.

Fonte: Assessoria Fiemg

COMPATILHAR: