O cineasta formiguense, proprietário da produtora Imagu Filmes, Joe Bazilio, que há cerca de dois anos produziu e dirigiu o longa metragem ?Gerda Malaperis?, teve uma suspresa. Sua obra fez o caminho inverso do que comumente acontece no cinema. O filme virou livro.
Joe explica que na semana passada recebeu um envelope do Reino Unido contendo um livro com dois cd?s. Ficou surpreso ao ler a carta que estava inclusa e que falava do lançamento do livro ?Elementary,…! A first course in esperanto? em toda a Europa. ?Eu fiquei bastante surpreso e claro, muito feliz, por saber que nosso trabalho gerou frutos. É bastante difícil os europeus aceitarem o trabalho do terceiro mundo, mas os elogios ao filme fizeram com que os diretores da CPI, Antony Rowe, de Eastbourne, Inglaterra, pedissem à Associação Britânica de Esperanto, direitos para lançarem um livro didático baseado no filme. Quando me comunicaram há algum tempo atrás da intenção de usarem o filme para um livro didático, não acreditei muito, mesmo assim enviei os documentos autorizando as imagens e diálogos do filme.? conta Joe.
O livro, todo escrito em inglês, contém muitas imagens do filme, mostrando diversos aspectos da cidade de Formiga e dos artistas formiguenses que protagonizaram o mesmo. Os interessados em conhecer o filme podem acessar www.imagu.com.br e já os que se interessarem em conhecer o livro basta acessar o www.esperanto.gb.org.

COMPATILHAR: