O filme Ditinho, baseado no conto de Jonathas V. Jacino e adaptado pelo cineasta Joe Bazilio estreia em Formiga, nesta sexta-feira (21), às 20h, no Cine Josué’s.

Em Arcos, a estreia acontecerá no dia 30 deste mês, às 20h, na Casa de Cultura, com entrada franca. A direção do filme solicita a contribuição de um quilo de alimento não perecível a todos que prestigiarem a estreia em Formiga e Arcos.

Com incentivo da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Joe Bazilio, adaptou o conto para ser visto principalmente por adolescentes.

De acordo com ele, o filme é uma realidade da qual participamos cada dia mais e que, como sempre, tem um final triste. O filme não tem a pretensão de divertir e sim de chocar quem assistir. “A realidade nua e crua dos chamados “bandidinhos” está estampada por trás das cortinas, mostrando o mundo daqueles que, na maioria das vezes, não tem chances de se erguer, por serem “rotulados” ainda no berço. Outros aspectos sociais como religião, segurança, política, também são sutilmente abordados nas entrelinhas do filme”, explicou o diretor.

 As filmagens tiveram início em 2012 e aconteceram em Formiga e Arcos, com atores amadores, para dar mais autenticidade ao filme. Todo o processo do filme é digital. Uma parte foi feita em desenho animado, usando softwares de processamento de imagem e 3D. Mais de 7 mil  fotogramas foram desenhados e colorizados, um a um, no computador. 

Ainda de acordo com o cineasta, a equipe passou quase um ano tentando captar recursos para realizar o filme e na última semana do prazo, uma empresária de visão, Sirley Ferreira Nunes, diretora da Cal Fereira, vislumbrou a importância do projeto e abraçou a ideia. “O investimento no filme é deduzido do ICMS devido ao Estado. As filmagens duraram aproximadamente seis meses para serem concluídas e os desenhos mais de oito meses. Agora, estamos entrando em contato com o Canal Brasil para tentarmos viabilizar a exibição nas tevês públicas”, explicou Joe Bazilio. 

 

panfleto site 2

Cartaz do Filme

Redação do Jornal Nova Imprensa

COMPATILHAR: