Em grande parte do país, o fim de semana será de tempo nublado e pancadas de chuva, segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe).
De acordo com o meteorologista José Felipe Farias, do Cptec/Inpe, na Região Norte, centro-norte do país, áreas do Sudeste e do Nordeste, a condição é causada por um canal de umidade. Nas demais áreas do país, as pancadas de chuva são causadas pela associação de calor e umidade.
Sul
Nesta sexta-feira (10), no sudoeste do Rio Grande do Sul, o sol surge entre poucas nuvens. Nas demais áreas da região, a previsão é de sol entre nuvens e pancadas de chuva.
No oeste do Rio Grande do Sul, o sábado (11) será nublado, com chuvas e tempestades. No sul de Santa Catarina e demais áreas do Rio Grande do Sul, o tempo estará nublado com pancadas de chuva. No nordeste do Paraná, a previsão é de nebulosidade variável. Nas demais áreas da região, o sol surge entre nuvens e há possibilidade de pancadas de chuva.
No domingo (12), no sul do Rio Grande do Sul, o dia será de muitas nuvens e chuva. No norte do Paraná, devem ocorrer pancadas de chuva. Nas demais áreas da região, o sol surge entre nuvens e há chance de pancadas de chuva principalmente no período da tarde.
Sudeste
O sol deve aparece entre muitas nuvens, no norte do Rio de Janeiro, nesta sexta. No leste e centro de São Paulo e sul do Rio de Janeiro, a previsão é de sol entre poucas nuvens. No norte de Minas Gerais, o dia será de muitas nuvens e pancadas de chuva. Nas demais áreas da região, o sol também aparece entre nuvens e há possibilidade de pancadas de chuva no período da tarde.
No sábado, no leste do Espírito Santo, o tempo estará instável, com sol entre nuvens e chance de chuva a qualquer hora. No norte de Minas Gerais, a previsão é de sol entre nuvens e pancadas de chuva. No oeste de São Paulo e no Triângulo Mineiro, pancadas de chuva devem ocorrer no período da tarde. Nas demais áreas da região, o sol aparece entre poucas nuvens.
No centro-sul de Minas Gerais e norte de São Paulo, há possibilidade de pancadas de chuva no período da tarde do domingo. No oeste e sul de São Paulo, também há chance de chuvas e o sol surge entre nuvens. Nas demais áreas da região, o sol deve surgir entre poucas nuvens.
Centro-Oeste
Nesta sexta, o dia será de muitas nuvens e pancadas de chuva que poderão ser fortes no norte de Goiás e de Mato Grosso. Nas demais áreas da região, o sol aparecerá entre nuvens e também há chance de pancadas de chuva.
Em toda a região, o sábado será de sol entre nuvens, com chance de pancadas de chuva. Poderá chover forte no sul de Mato Grosso do Sul.
No domingo, também em toda a região, o sol surge entre nuvens e há possibilidade de pancadas de chuva. As temperaturas estarão estáveis.
Norte
No sul do Amapá e centro-norte do Pará, a sexta-feira será de sol entre nuvens e possibilidade de pancadas de chuva. No nordeste do Pará, o sol surge entre poucas nuvens. Nas demais áreas da região, a previsão é de muitas nuvens e pancadas de chuva.
No fim de semana, no nordeste do Pará, o sol surge entre nuvens. Nas demais áreas a região, a previsão também é de sol entre nuvens e há chance de pancadas de chuva.
Nordeste
Nesta sexta, no centro-norte do Ceará e no leste do Piauí, o sol surge com variação de nuvens. No litoral da Bahia e de Sergipe, a previsão é de muitas nuvens e chuva a qualquer hora do dia. No norte do Piauí e noroeste do Ceará, há uma pequena chance de pancadas de chuva. Nas demais áreas da região, o sol surge com variação de nuvens e há possibilidade de pancadas isoladas de chuva.
No fim de semana, no nordeste do Maranhão, o sol deve surgir entre poucas nuvens. Nas demais áreas da região, a previsão é de sol entre nuvens, com possibilidade de pancadas de chuva.

COMPATILHAR: