O Conselho Estadual de Política Ambiental – Copam Alto São Francisco em reunião ordinária, ocorrida hoje (21) no auditório da FUNEDI/UEMG aprovou, por unanimidade, a concessão de Licença de Operação ? LO do Aterro Sanitário Municipal da cidade de Formiga.
A defesa do projeto, assim como a negociação de ampliação de prazo de algumas condicionantes, foi feita com muita veemência e paixão pelo prefeito Aluísio Veloso, o que, inclusive, evitou a retirada do processo, em pedido de vistas para exames, conforme estava sendo encaminhado por parte do Ministério Público, através de seu representante no referido conselho.
O Conselho, atendendo às súplicas do prefeito, levou em consideração o estado crítico em que se encontra o atual Aterro Controlado (já exaurido), que conforme palavras do próprio Aluísio, está prestes a ?entornar?, na rodovia, ferrovia e adjacências. Também, a qualidade técnica do projeto do novo Aterro Sanitário, assim como o esmero e o esforço financeiro empregados pelo município em sua construção, o que, fazem dessa obra modelo e a destacam dentre os poucos aterros existentes no país, foram motivos que levaram os conselheiros à, por unanimidade, acolherem as razões dos técnicos da SUPRAM ? ASF que em seu relatório opinaram pela concessão imediata da LO.
O prefeito Aluísio pretende, pelos próximos dias, o novo Aterro Sanitário, já esteja em pleno funcionamento e espera que a população se engaje na campanha de separação do lixo seco e do úmido, com vistas ao processo de reciclagem, cuja campanha publicitária de esclarecimento público se encontra em fase de formatação.

COMPATILHAR: