O novo boletim do Observatório da covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alerta para o crescimento de mortes de gestantes e puérperas por causa do novo coronavírus.

O documento cita o Observatório Obstétrico Brasileiro Covid-19 para afirmar que os óbitos maternos em 2020 já superaram o total de 2020. Ao longo de todo o ano passado, foram 544 óbitos de gestantes e puérperas pela doença. Com isso, a média semanal foi de 12 mortes. Já em 2021, até o dia 21 de maio, o número de óbitos foi de 911. Uma média semanal de 47 mortes.

Segundo o boletim, esse quadro aumenta a preocupação em relação à disponibilidade de leitos de UTI adulto para essas mulheres e de leitos de UTI neonatal para os recém-nascidos, que podem ser inclusive prematuros. Os pesquisadores afirmam que ambos precisam de cuidados especializados e imediatos.

Os especialistas alertam ainda que as gestantes podem evoluir para formas graves da Covid-19, com descompensação respiratória. Em especial, aquelas que estão em torno de 32 ou 33 semanas de gestação.

Fonte: Itatiaia

COMPATILHAR: