“Fique onde está e então corra” é a indicação de leitura desta semana. O projeto é idealizado pelas três bibliotecas públicas de Formiga.

A obra escrita por John Boyne, o mesmo autor de “O menino do Pijama listrado”.

O livro conta a história de Alfie Summerfield e de sua família, composta por George Summerfield (pai), Margie Summerfield (mãe) e pela vovó Summerfield.

A vida de todos seria repentinamente transformada no dia do aniversário de cinco anos de Alfie, quando eclode a Primeira Guerra Mundial e o comunicado de todos os homens jovens poderiam se voluntariar para irem ao front.  Essa avassaladora notícia   poderá mudar os rumos  da vida de todos na família do nosso pequeno protagonista . O que deveria ser um dia de festa e comemorações, torna-se um momento de reflexões, incertezas e medo sobre o futuro que o início do conflito traria.

Como já era de se esperar, Alfie mal conseguia entender como um dia festivo poderia acabar daquela forma tão melancólica.

Fique onde está e então corra, nos traz a percepção de uma criança para um conflito criado e gerido por adultos. Senhores das armas que muitas vezes gerenciam a batalha à distância, enquanto toda uma geração se perde nas trincheiras.

John Boyne, mais uma vez usa da sensibilidade infantil, para tratar de um tema tão complexo, com tantas reminiscências e feridas abertas que uma guerra é capaz de gerar, mesmo para aqueles que não estiveram nos campos de batalha. 

A cada personagem a quem seremos  apresentados e pela forma como cada um é descrito, torna-se impossível não se solidarizar e se sentir cativado por cada um. Como por exemplo, Joe  Patience, o vizinho desprezado por se negar a participar da morte de gente que ele ao menos conhece e o senhor Janácek e sua filha que passam a ser alvos da desconfiança de todos por sua origem supostamente alemã.

Apesar da densidade do tema, Fique onde está e então corra, é um livro que fala sobre o amor e principalmente como o amor entre um pai e filho.

Para saber mais sobre essa e outras histórias, compareça à Biblioteca Pública Municipal “Dr. Sócrates Bezerra de Menezes”, localizada na praça São Vicente Férrer, 140, no Centro de Formiga.

Fonte: Bibliotecas Públicas

COMPATILHAR: