A Mozilla Foundation ainda não divulgou se conseguiu bater recorde de downloads com o Firefox 3 na terça-feira (17), data de estréia dessa nova versão do navegador. Apesar das constantes quedas e mensagens de erro no site, os desenvolvedores do programa afirmam que a média foi de 9 mil downloads por minuto.
?Isso possibilita atingir de 5 milhões a 7 milhões no primeiro dia?, escreveu Paul Kim no blog da Mozilla. Ainda segundo ele, em apenas cinco horas a terceira versão superou a marca de 1,6 milhão de downloads atingida pelo Firefox 2 nas 24 horas que seguiram seu lançamento oficial.
O objetivo da campanha Download Day 2008, realizada na terça, foi a quebra de um recorde: a Mozilla convocou os usuários das versões anteriores do Firefox para baixarem o programa e conseguir o maior número de downloads em um dia. A nova versão é recomendada para todos os usuários, já que corrige problemas (ou bugs), inclusive de segurança.
Entre as adições ao Firefox 3 estão recursos de segurança e capacidade dos usuários navegarem por sites quando não estão conectados à internet. Outras novidades são o novo gerenciador de downloads, a barra de endereços e a lista de sites favoritos. A Mozilla também afirma que o programa usa menos memória que o Firefox 2.
Concorrência com o Explorer
Lançado oficialmente no final de 2004 como substituto do finado Netscape Navigator, o browser é hoje o principal concorrente do Internet Explorer, da Microsoft, que é usado por cerca de 75% dos proprietários de computadores, de acordo com a Net Applications, uma empresa de monitoramento de participação de mercado.
O Firefox tem hoje 170 milhões de usuários no mundo e 18% de participação no mercado de navegadores. Embora esteja distante do líder, o número pode ser considerado impressionante, já que a maioria dos usuários de Firefox escolheu baixar o software da internet por vontade própria, mesmo com o Internet Explorer já instalado de fábrica em seus PCs.

COMPATILHAR: