A organização da edição 2014 da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) anunciou Na semana passada, na Biblioteca Parque Estadual, no Rio, a lista completa de autores que participam do evento.
A 12ª Flip ? que faz homenagem ao dramaturgo, escritor, desenhista e tradutor Millôr Fernandes ? acontece entre 30 de julho e 3 de agosto. O show de abertura, desta vez aberto ao público, vai ser de Gal Costa.
Dentre os destaques anunciados, estão os jovens autores brasileiros Antonio Prata e Gregorio Duvivier (integrante do canal de humor Porta dos Fundos); dois integrantes do Casseta e Planeta, Hubert e Reinaldo; o cineasta Cacá Digues; o músico Edu Lobo; o arquiteto Paulo Mendes da Rocha; os jornalistas Glenn Greenwald, David Carr e Andrew Solomon; a britânica de origem indiana Jhumpa Lahiri (ganhadora do prêmio Pulitzer); e a jovem neozelandesa Eleanor Catton (ganhadora do prestigioso Booke Prize em 2013).
Os jornalistas e escritores Bernardo Kucinski e Marcelo Rubens Paiva participam de uma mesa sobre a vida na ditadura militar. Eles se juntam a nomes anteriormente divulgados, como a atriz e escritora Fernanda Torres, o israelense Etgar Keret e o ativista norte-americano Michael Pollan.
Ao explicar a tendência da programação de 2014, o curador da Flip, Paulo Werneck, ressaltou que o tom foi dado pelo Millôr. Ele era a pedra no sapato do poder. É um tom crítico, principalmente ao poder, comentou. Mas são novos críticos, que falam de questões do século 21. Não é a ‘velha esquerda’ ou a ‘velha direita’.
Esta é a primeira vez em que a Flip lembrará um autor que participou do evento ? Millôr Fernandes (1923-2012) esteve na primeira edição, em 2003. Ele vai ser o tema da conferência de abertura da Flip 2014, a cargo do crítico de arte Agnaldo Farias. Na sequência, entram em cena Hubert, Reinaldo e o cartunista Jaguar. A organização descreve os três como millormaníacos.
Ingressos
Os ingressos para a Flip 2014 começam a ser vendidos a partir das 10h de 2 de junho pela internet, no site da Tickets for Fun (http://premier.ticketsforfun.com.br/), pelo telefone (011) 4003-5588 e nos pontos de venda credenciados. Segundo a organização, eles custam o mesmo que no ano passado.
O preço da sessão de abertura e das mesas na tenda dos autores é R$ 46. Na tenda do telão, saem por R$ 12. As entradas vão estar disponíveis até 29 de julho. A partir dessa data, já durante a Flip, podem ser comprados na bilheteria do evento, em Paraty.

COMPATILHAR: