Um bombeiro morreu nessa segunda-feira (12) enquanto atendia ao incêndio de grandes proporções que atingiu um prédio histórico de São Petersburgo, informou o Ministério de Emergências da Rússia.

Nesta terça-feira (13), a polícia de São Petersburgo confirmou a prisão de duas pessoas que podem ser responsáveis pelo incêndio.

O edifício abrigava uma fábrica de tecidos construída no século XIX, a Fábrica Nevski. Parte da estrutura ainda estava em funcionamento.

Pelo menos mais dois bombeiros que participavam da ação foram levados a um hospital em estado grave, segundo as autoridades russas.

Imagens registradas pela televisão local mostram chamas ativas colunas de fumaça subindo do prédio de tijolos, marco da a antiga capital imperial russa.

Ainda não há informações sobre a causa do incêndio que destruiu mais de 10.000 m² da estrutura da fábrica, uma investigação foi iniciada.

Cerca de 40 pessoas que estavam no local precisaram ser retiradas pelos serviços de emergência. Um hotel próximo ao complexo foi fechado e seus hóspedes realocados.

Irregularidades

Uma reportagem da agência russa de notícias TASS noticiou que as instalações da fábrica registravam uma série de irregularidades.

Em fevereiro, fiscais teriam apontado a falta de um sistema de alarme e de controles anti-chamas e teriam iniciado um processo administrativo.

Explosões acidentais, ou incêndios, são relativamente frequentes na Rússia, pois várias infraestruturas são muito antigas e não cumprem as normas de segurança.

No mês passado, os médicos de um hospital centenário continuaram a operar um paciente internado enquanto bombeiros tentavam controlar um incêndio no telhado do edifício.

Em dezembro, 11 pessoas morreram em um incêndio em uma casa de repouso na região de Ural.

Fonte: G1

COMPATILHAR: