Na tarde de segunda-feira 19/11, em operação conjunta entre 13ª Cia da PM, a Polícia Civil e a Administração fazendária, foram apreendidos para averiguação um número considerável de celulares na cidade de Formiga. A operação está sendo feita em todo o Estado e visa coibir a venda de produtos irregulares (sem nota fiscal de compra e de conserto).
A operação contou com a participação de um fiscal da Receita Estadual e foram cumpridos 02 mandados de busca e apreensão em estabelecimentos comerciais localizados na área central da cidade de Formiga. Foram empenhados 10 militares e 07 viaturas.
Material apreendido pela PM:
– Aparelhos de celulares de diversas marcas: 229
-Aparelhos celulares de diversas marcas: 261 sucatas
-Baterias avulsas: 10
-Placas de celulares avulsas: 184
-Fones de ouvido para celulares avulsos: 02
-Cabos de conexão: 02
-Livro com dados do estabelecimento comercial: 01
-Copias de folhas de cheques: 51

Por ano, cerca de 12 a 13 milhões de celulares novos são vendidos no Brasil, a maioria para simples troca. Não se tem notícia de quanto movimentaria o mercado de aparelhos sem notas fiscais. Sabe-se, porém, que as irregularidades se tornaram mais comuns depois do uso dos chips. O preço de um chip, que é a memória do aparelho, não passa de R$ 20. Basta tirar de um e colocar em outro.
Hoje, cerca de 80% dos aparelhos que estão no mercado funcionam com chip. Há ainda um mercado paralelo abastecido por baterias e peças de celulares que não contem nota fiscal, mas é um negócio pequeno se comparado ao dos aparelhos.
O Delegado responsável pela operação Ricardo de Bessas, disse que os envolvidos ainda prestarão depoimento sobre a origem do material apreendido
Na operação foram lavrados os boletins de ocorrência 12291/97 e 12287/07.

COMPATILHAR: