Os casos de dengue em Formiga crescem a cada semana e são motivos de preocupação. Até o dia 20 de março, eram 112 casos confirmados e 1.439 notificações da doença. Os números subiram para 121 casos positivos e 1.810 notificações até o dia 27 de março. Em sete dias, dá uma proporção de 53 casos notificados diariamente.
A coordenadora do Setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Juliana Castro, ressaltou que a situação da dengue em Formiga está deixando a equipe de saúde bastante preocupada. ?É a primeira vez que há registros de casos tão altos. A previsão do Estado é de que esse número comece a cair, a tendência é diminuir, mas sabemos que o previsto, de acordo com as orientações estaduais, é ocorrer a transmissão da doença durante todo o ano. Estamos passando por uma situação crítica?, admite.
Juliana Castro conta que, no ano passado, foram cerca de apenas 200 notificações entre janeiro e dezembro, sendo que, este ano, a média é de 303 casos notificados por mês, ou seja, nove vezes mais do que no ano passado. ?Consideramos o caso como epidemia, nos últimos anos esses números não estavam tão altos assim?.
A coordenadora informa que foi solicitado pelo município os trabalhos da força tarefa estadual, lançada pelo governo de Minas na semana passada para os municípios em alta transmissão da doença, como no caso de Formiga.
De acordo com uma reportagem do governo de Minas, divulgada na tarde desta quarta-feira (31), a força tarefa contra a dengue terá início na segunda-feira (5), até na sexta-feira (9), com o envolvimento de 15 agentes do governo estadual.
Segundo Juliana Castro, será contratado mais um grupo de pessoas para fazer visitas domiciliares, orientando a população sobre os perigos da doença. ?É muito importante que as pessoas continuem em alerta contra o mosquito da dengue e não dêem o caso por encerrado,? orienta.
O atendimento no Ambulatório da Dengue, que funciona no posto de saúde do bairro do Rosário, à rua José Francino, 465, continua intenso. ?Atendemos cerca de 50 a 60 pessoas por dia. São casos novos ou retornos. Não estamos tendo dificuldade nesses atendimentos e, quanto à assistência, não estamos tendo reclamação?, salienta a coordenadora.
O Ambulatório da Dengue atende de segunda à sexta-feira, de 13h às 21h. Nos sábados e domingos, o horário é de 14h às 20h.

COMPATILHAR: