A realização da força tarefa estadual de combate à dengue em Formiga estava marcada para esta semana. Conforme divulgação feita pelo governo estadual na quinta-feira passada (31), as atividades começariam na segunda-feira (5) e iriam até a sexta-feira (9). Entretanto, a força tarefa foi adiada.
A coordenadora do Setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Juliana Silva Castro, disse que, de acordo com a Gerência Regional de Saúde de Divinópolis, a previsão é de que os trabalhos da força tarefa em Formiga tenham início na próxima semana. Isso porque outro município teria apresentado situação epidemiológica da dengue pior do que a de Formiga.
Segundo Juliana Castro, ainda não foi divulgada a quantidade de agentes do Estado que deverão auxiliar nas atividades no município. A princípio, foi divulgada a informação que seriam 15 agentes, mas o governo estadual cogitou a possibilidade de enviar apenas metade da equipe.
Enquanto isso, as ações de combate à dengue continuam por parte da Secretaria Municipal de Saúde. O coordenador do Setor de Controle de Endemias, Anderson Avelar, solicita que todos abram as janelas e portas dos imóveis quando o fumacê estiver passando por perto. Ele esclarece que, se isso não é feito, o inseticida não entra nos imóveis e sua aplicação não tem resultados.
Médicos alertam sobre os riscos da automedicação contra a dengue
A dengue tem preocupado muita gente em todo o Estado, já que a doença avançou muito por todas as regiões. Os dados são alarmantes. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, até o momento foram notificados 78.247 casos de dengue em Minas Gerais. Deste total, 17 já foram confirmados como sendo dengue hemorrágica, sendo que seis pessoas morreram do caso mais grave da doença.
Os números podem ser ainda maiores. Muitas notificações não são feitas, já que, no caso da dengue, o brasileiro mantém um hábito antigo e perigoso: o da automedicação. A pessoa sente dores pelo corpo, fica com febre, corre para a ?farmacinha? de casa e, três dias depois, os sintomas continuam.
A atitude pode trazer complicações, principalmente para os maiores de 60 anos e para quem tem doenças crônicas. Para quem quer alguma dica, caso os sintomas da dengue comecem aparecer, a receita, antes de procurar o médico é simples: tomar muita água.

COMPATILHAR: