Na manhã deste sábado (27), as Polícias Militar e Civil realizaram uma operação nas cidades de Formiga e de Arcos, com o objetivo de promover a segurança de moradores, comerciantes e visitantes.
Na atuação da Polícia Militar, foram empregados cerca de 120 policiais da 13ª Companhia Independente, da 7ª Companhia Independente de Meio Ambiente e Trânsito e alunos do curso especial de formação de sargentos, realizado em Bom Despacho. O major Wilton Lúcio de Oliveira, comandante da 13ª Companhia Independente da Polícia Militar de Formiga, foi quem esteve à frente da operação.
Ao término da operação, a Polícia Militar obteve os seguintes resultados em Formiga e Arcos: 11 pessoas presas, 2 menores apreendidos, 651 veículos fiscalizados, 13 veículos apreendidos, 2 Carteiras Nacional de Habilitação (CNH) apreendidas, 25 multas e 4 armas de fogo apreendidas.
Os esforços operacionais foram distribuídos em:
Atuação preventiva: foram instalados pontos de interceptação de veículos nas principais entradas das cidades, além de equipes de operações itinerantes que percorriam os bairros, realizando abordagens e contatos comunitários. Durante as operações, os militares distribuíam folhetos com dicas da PM, incentivando a comunidade a participar das atividades de promoção da paz social, por meio de denúncias anônimas pelo telefone 181. A Polícia Militar alertava também sobre a disponibilidade do telefone 190 para receber chamadas emergenciais.
Para a divulgação das dicas da Polícia Militar, também foram utilizados dois carros de propaganda ambulante, os quais circularam pelos bairros na cidade de Formiga.
Também, durante este esforço, foram feitos contatos com os órgãos de imprensa em cada localidade, os quais passaram a divulgar as dicas da Polícia Militar.
Atuação repressiva: foram compostas algumas equipes de policiais com responsabilidade pelo cumprimento de mandados de busca e apreensão e mandados de prisão, com o objetivo de recapturar foragidos e/ou localizar pessoas, armas ou substâncias ilícitas relacionadas ao crime organizado, principalmente com o tráfico de drogas.
Atividade cultural: demonstrando a diversidade de sua atuação, a Polícia Militar levou a Formiga a Banda de Música do 7º Batalhão, que realizou duas apresentações pela cidade, uma na Feira Livre e outra na Praça Getúlio Vargas. A banda apresentou um amplo repertório de dobrados, músicas populares e outras, atendendo ainda alguns pedidos do público presente.
Ao analisar os resultados, o Major Wilton Oliveira ressaltou que os saldos operacionais citados não são mais importantes do que o trabalho preventivo e comunitário realizado pela PM. ?O objetivo principal da operação foi atingido, que é conscientizar a comunidade sobre a importância do seu papel no contexto da promoção da paz social, incentivando-a a desenvolver ações preventivas que visem a tranquilidade e a segurança de todos,? ressaltou.
Wilton Oliveira comentou ainda sobre a participação das prefeituras e dos Conselhos Comunitários de Segurança Preventiva dos municípios, considerados nas operações. Destacou o apoio recebido de outras unidades da PMMG, por meio da autorização ou intervenção do coronel Rogério Andrade, Comandante da 7ª RPM, que manifestou apoio irrestrito às atividades desenvolvidas em Formiga e Arcos, fazendo-se presente no município de Formiga durante as atividades realizadas. ?Outros eventos desta natureza estarão ocorrendo em todas as cidades da área de atuação da 13ª Companhia Independente?, conta o major.

COMPATILHAR: