O Centro Universitário de Formiga sediou, na sexta-feira (1°) a cerimônia de colação de grau da turma de pedagogia de 2014, na Praça de Alimentação do Prédio 1.
Centenas de convidados, entre familiares, amigos, namorados, professores, funcionários da instituição e autoridades acadêmicas, compareceram para prestigiarem a colação de grau dos 38 formandos.
A solenidade foi presidida pelo reitor do Unifor-MG, Marco Antonio de Sousa Leão. A mesa de honra foi composta, também, pela diretora geral de ensino, professora Inêidina Sobreira; diretora de planejamento e finanças, Adriana Alves Silva; coordenadora geral de cursos, professora Roberta Avelar Araújo Garcia; coordenadora do curso de pedagogia, professora Maria Francisca de Souza Lopes; secretária acadêmica, Rosângela Maria Arantes Chaves, conselheiro da FUOM (Fundação Educacional Comunitária Formiguense) José Ivo da Silva e pelo patrono da turma, professor João Marcos Cardoso de Souza.
Todos os anos, os cursos homenageiam os(as) alunos(as) que se destacaram pelo rendimento escolar e pela dedicação. Duas formandas receberam medalhas de destaque do curso de pedagogia: Fernanda Alves e Maria Eduarda Ferreira Silva.
Após as homenagens ao patrono professor João Marcos, à paraninfa professora Maria Francisca, à professora homenageada Laila Zorkot e ao funcionário Walace Felipe Soares Gondim, a coordenadora do curso fez um pronunciamento e enfatizou a satisfação em colocar no mercado de trabalho da região mais um grupo de profissionais dispostos e aptos a assumirem papéis de relevância em um dos setores essenciais da sociedade: o da educação.
?Ser alfabetizador, professor, especialmente de crianças, exige uma virtude fundamental que antecede o conhecimento científico ou a competência profissional, a virtude da competência humana que assumirá a responsabilidade de acompanhar a trajetória de crianças que viverão ao seu lado e carregarão marcas pelo resto da vida?, destacou a coordenadora em seu discurso.
O curso de pedagogia tem quatro anos de duração e capacita o professor para lecionar na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental, além de oportunizar a formação do educador como elemento de um grupo em transformação e capacitá-lo para discutir e analisar questões educacionais.
A formação docente é, hoje, uma exigência do mercado de trabalho, dada a complexidade das questões sociais, políticas e culturais da sociedade. Apenas profissionais com formação em nível superior atendem a essa exigência do mundo atual.

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