Os assassinatos em Formiga têm aumentado consideravelmente. Além de Eduardo Augusto, de 13 anos, assassinado com 8 tiros, na madrugada de sábado (1º) na rua José Francino, na Vila Padre Remaclo Fóxius, outras 10 pessoas foram assassinadas em menos de 11 meses. Números que antes não eram alcançados na cidade, nem mesmo no somatório de dois ou três anos.
No dia 30 de dezembro de 2013, Gustavo Henrique Costa (vulgo Burundanga), foi morto aos 21 anos após levar um tiro no ombro e um fatal no abdômen. O crime ocorreu na praça do Terminal Rodoviário diante de dezenas de pessoas. De acordo com dados da Polícia Civil, o crime foi cometido por quatro menores.
No dia 13 de janeiro, Rosana Aparecida de Faria, de 48 anos, moradora do bairro Geraldo Veloso foi morta a golpes de cavadeira (ferramenta usada para fazer buracos no solo) e enterrada em uma cova rasa.
O crime havia sido praticado por quatro pessoas (um homem, uma mulher e dois menores) que, em seus depoimentos, afirmaram ter matado Rosana porque a mesma espalhava para a vizinhança que os envolvidos estariam fazendo uso de drogas.
No dia 21 de janeiro, os corpos de dois jovens foram encontrados em uma estrada vicinal que dá acesso à Granja Rancho Alegre, às margens da rodovia BR-354. Kenedy F. Andrade Silva (Keninho), de 27 anos, morador do bairro Rosário e Júnio Silva de Oliveira, de 23 anos, morador da Vila Ferreira foram mortos a tiros. De acordo com informações da Polícia Militar, as vítimas tinham passagens pela polícia, por envolvimento com o tráfico de entorpecentes.
Guilherme Campos, de apenas 17 anos, foi assassinado no bairro Nossa Senhora de Lourdes, no dia 5 de junho, após ser atingido no tórax por dois disparos.
Já no dia 13 do mesmo mês, Wesley Ênio Santos, de 23 anos, morreu com um tiro no peito. O crime ocorreu diante de várias testemunhas, em uma loja de conveniência 24 horas, na rua Paulo Lins.
Marcos Tiago Martins de 16 anos foi morto no dia 23 de agosto, com seis tiros, no bairro Jardim Montanhês.
No dia 28 de setembro, um homem foi morto com um golpe de faca na comunidade rural de Timboré após uma briga em um bar. No mesmo mês, Dieimes Morais Teles (Dieiminho), de 26 anos, foi assassinado no Ouro Verde. Dois menores e um maior foram detidos.
Já no dia 9 outubro, na Lajinha, Marcos Clementino de Alcântara foi alvejado com tiros que atingiram o abdômen, a perna e o tornozelo. O crime ocorreu na porta da casa da vítima, na rua Benjamin Guimarães.
É importante ressaltar que apesar do grande número de assassinatos, todos os casos foram apurados pelas polícias. Foram cumpridas as formalidades legais e burocráticas, instaurados os procedimentos cabíveis e encaminhados ao Poder Judiciário. Em razão do vigor da lei, alguns autores, por serem menores encontram-se atualmente em liberdade.

COMPATILHAR: