As comemorações de aniversário da cidade contam com uma vasta programação, bastante diversificada, para agradar aos mais diversos públicos.
Atrações artísticas, culturais, religiosas, tanto católicas quanto evangélicas, diversas inaugurações, eventos esportivos, dentre outras atividades foram preparadas para os formiguenses. Além do tradicional desfile cívico que será realizado no dia 6 de junho.
As festividades já começaram. O início foi no dia 28 de maio, com a abertura do V Festival da Linguiça, promovido de sexta-feira a domingo.
Formiga, como todos os municípios brasileiros, têm diversos problemas nos mais variados setores, mas também tem muitos motivos para se comemorar nesses 152 anos de emancipação político-administrativa.
O município, que sempre teve como marca as indústrias de confecção, se desponta na geração de emprego e renda, batendo agora recordes na criação de vagas na construção civil. Outros setores também têm registrado saldos positivos de novos postos de trabalho, conforme tem mostrado mensalmente o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). A vinda de empresas para a cidade também tem sido um marco nos últimos anos.
No setor da saúde, são muitas as queixas: falta de infraestrutura adequada, de investimentos, de médicos, de equipamentos, demoras nas filas para marcação de consultas, exames e cirurgias, descaso e uma série de mazelas que os formiguenses reclamam com frequência. Mas, por outro lado, houve alguns avanços, como novas unidades básicas de saúde e a inauguração do tomógrafo.
A educação foi provavelmente a área que mais se desenvolveu, com a chegada de escolas técnicas como o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), a Universidade Aberta do Brasil (UAB), o Centro Vocacional Tecnológico (CVT), reforma das escolas municipais, parcerias com o Unifor-MG, dentre outros projetos educacionais. Além do incentivo ao esporte, principalmente entre os estudantes.
Em relação ao desenvolvimento social, o município também continua a enfrentar problemas, mas projetos importantes foram desenvolvidos, como o Programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal em parceria com a Prefeitura, que permitiu que centenas de famílias formiguenses realizassem o sonho da casa própria, além de outros projetos assistenciais.
Formiga já ganhou muitos presentes ao longo dos anos, mas ainda precisa de muito mais investimentos. Esse é o anseio da população, que quer ver, a curto prazo, o progresso do município e mudanças mais do que urgentes.

COMPATILHAR: