Priscila Rocha 

Os efeitos de uma grande e forte massa de ar de origem polar vinda pelo Oceano Atlântico  são sentidos no Sul, no Sudeste, no Centro-Oeste e no Nordeste do Brasil, com os ventos alcançando o interior do continente. Seu ar gelado vem derrubando a temperatura desde sábado (1º) e nesta terça-feira (4)  várias cidades brasileiras registraram recorde de baixa temperatura, Formiga é uma delas.

A cidade das Areias Brancas amanheceu gelada nesta terça e bateu recorde de temperatura mais baixa do ano com 8ºC marcados no início da manhã. Com céu claro a parcialmente nublado, a temperatura máxima esperada para hoje é de 19ºC.

Segundo o instituto Climatempo, os termômetros marcam 13ºC nesta manhã, mas devido a intensidade dos ventos que atingem 25km/h, a sensação térmica chega a 11ºC.

Segundo a meteorologia, a previsão é que o frio continue extremo até quinta-feira (6), com mínimas de 8ºC e máxima de 19ºC.  A partir de sexta (7) a temperatura deve subir gradualmente e,  no final de semana, a temperatura deverá variar entre 13ºC e 21ºC.

A média do mês de julho é uma mínima de 13ºC e máxima de 24,6ºC.

Recorde

Nesta terça-feira Belo Horizonte registrou a menor temperatura do ano pelo segundo dia consecutivo e tornou-se a capital mais fria do país, segundo o instituto PUC Minas TempoClima. Hoje também foi registrada a menor temperatura do estado, em Maria da Fé, Sul de Minas, com  -0,8ºC às 7h.

O registro de 6,1ºC em Belo Horizonte foi o mais baixo registrado em 42 anos. De acordo o meteorologista Heriberto dos Anjos, do PUC Minas TempoClima, a temperatura mínima histórica na capital foi registrada no dia 7 de julho de 1975, quando os termômetros marcaram 5,4ºC.

 

Fonte: Climatempo e EM||

COMPATILHAR: