A Semana Regional de Afrodescendentes teve início em Formiga no sábado (21) e se encerra na sexta-feira (27). O evento é organizado pela Secretaria de Cultura e pelo Conselho Municipal da Identidade Negra (Comin). A abertura ocorreu na praça Getúlio Vargas e contou com várias atividades valorizando a cultura afro.
Durante o evento, participaram diversos grupos de Formiga, como o tradicional congado e grupos de capoeira. Um dos grandes destaques foi a presença de integrantes do Movimento Unificado Negro de Divinópolis.
No local, ocorreram ainda shows de Axé e do Grupo de Pagode Levada de Bamba, que encerrou a abertura animando para o público.
A comemoração contou com exposições de artes plásticas produzidas por alunos do Colégio Fidelense sobre autores negros da literatura brasileira e shows de bandas da cidade.
Os trabalhos relacionados à cultura afrodescendente estão expostos no Museu Municipal Francisco Fonseca. A exposição está aberta para visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Os interessados em agendar uma visita podem entrar em contato pelo telefone (37)3322-5770.
De acordo com o responsável pelo Comin em Formiga, José Antônio Firme, a exposição no museu conta com trabalhos realizados por meio de uma parceria entre a Biblioteca Sócrates Bezerra de Menezes e o Cesec em Formiga. Os alunos do Cesec produziram diversos trabalhos com materiais recicláveis.
O museu conta ainda com a biografia sobre o almirante negro João Cândido, nascido no Rio de Janeiro em 1880. Ele foi militar da Marinha e líder da revolta da Chibata (1910). Esculturas em madeira feitas pelos artesões de Formiga também estão expostas à venda.

Confira as fotos no mural

print
Comentários