Da Redação 

Formiga completou nesta quinta-feira (21) 100 dias sem chuva e apesar da primavera, estação marcada pelas pancadas de chuva, começar nesta sexta-feira (22), ainda não há previsão de quando a precipitação vai acontecer.

A última chuva considerável no município foi no dia 14 de junho, quando foi registrada uma precipitação de 11 milímetros.

Os dias seguem ensolarados e secos, com nuvens durante a manhã, devido aos ventos marítimos. Os termômetros variam entre 15ºC e 34ºC.

A umidade relativa do ar continua com baixos índices e deve ficar na casa dos 20% no período da tarde.

Situação de emergência

O município decretou situação de emergência pela falta d’água no dia 15 deste mês, em virtude da baixa captação de água que,

Foto: Secom/Divulgação

atualmente, está em 60% abaixo do nível adequado. O decreto explica que em condições normais, para abastecer toda a população da cidade, são captados no rio Formiga 15 milhões de litros/dia de água bruta para tratamento, que somados ao adicional dos poços artesianos, perfaz um total de 19 milhões de litros/dia.  Porém, atualmente, a captação e o tratamento de água bruta superficial estão em 8,5 milhões de litros/dia.

Um dos primeiros atos da Prefeitura na condição de decreto de emergência foi a contratação de empresa para perfurar cinco novos poços artesianos. Outras medidas estão sendo estudadas.

Fiscalização

A Prefeitura de Formiga e a Polícia Militar de Meio Ambiente realizaram uma fiscalização conjunta nessa terça-feira (19), nas propriedades rurais localizadas acima da barragem de captação de água do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).

Barragem construída por um agricultor (Foto: Secom/Divulgação)

Nas comunidades rurais acima da barragem estão localizados os maiores produtores de hortifrútis do município.

Durante a vistoria, foram encontradas diversas irregularidades nas propriedades, como bombas que retiram quantidade de água superior à permitida, desperdício na irrigação e até uma barragem para represar água.

Os infratores foram notificados ou multados e todas as bombas foram lacradas e a barragem será destruída.

De acordo com a Prefeitura a fiscalização continuará a ser realizada.

COMPATILHAR: