O primeiro projeto aprovado foi o 479/2011, que cria o Coral Polifônico de Formiga. O objetivo é promover e divulgar o canto oral, fomentar o ambiente artístico cultural, levar música à comunidade, possibilitando lazer, cultura e a participação popular.
Fica denominado Coral Polifônico a organização de montagens e apresentações de concertos óperas, eventos sacros, festivais e integração com outros grupos musicais.
De acordo com o projeto, o coral deve possibilitar a socialização e a inclusão social, respeitando a etnia, sexo, ideologia política, condição social crença ou necessidades especiais.
O coral terá sua sede própria à rua Sete de Setembro, 18, nos Quartéis, onde funciona a Escola Municipal de Música Eunézimo Lima (Emmel). O coral será gerido por um maestro, pertencente ao quadro da estrutura administrativa da Prefeitura e subordinado à Secretaria de Cultura. O ingresso de cantores no quadro do coral submeterá a testes e aptidão para a atividade de canto.
A outra aprovação foi do projeto de lei 480/2011, que cria a Orquestra Sinfônica do Município de Formiga (OSMF). O objetivo é cultivar, preservar, difundir e executar a música em geral, em especial a clássica, erudita, folclore a música brasileira e a latina americana. A orquestra trará para o município uma nova referência em cultura musical, além do aproveitamento dos músicos locais.
Emmel
Com a criação da Emmel, ao longo dos anos muitos músicos foram formados em instrumentalizações diferentes, o que permite hoje a formação dessa orquestra. Com o passar do tempo, muitos instrumentos foram adquiridos e recebidos de doações, oferecendo condições para compor o que se propõe no projeto de lei.
A Emmel conta hoje com vários grupos musicais, com musicalidades diferentes e instrumentistas diversos, o que colabora ainda mais para a criação deste novo grupo. Existe em Formiga grande quantidade de músicos já formados, alunos com excelentes aptidões e novas descobertas, a introdução da música nas escolas municipais, além dos músicos consagrados do município que mostraram interesse na criação da orquestra.
A sede provisória para a orquestra será no Edifício Antônio Vieira, à rua Doutor Teixeira Soares e será denominada Orquestra Sinfônica das Areias Brancas e funcionará por um período experimental de 12 meses, ficando subordinada à Secretaria de Cultura.

COMPATILHAR: