Entre os dias 8 e 11 de março de 2021, foi realizado em Formiga o segundo Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) de 2021 e foi constatado que o município se encontra em estado de alto risco de epidemia de dengue, com o índice de infestação predial de 7,4.

Para comparação, no levantamento realizado em janeiro, o resultado foi de 8,7; uma queda de 1,3 no resultado. As estatísticas apontam que, com resultado entre 0 até 0,9 o município enquadra-se em situação de baixo risco, de 1,0 a 3,9 é médio risco e acima de 4,0 é considerado alto risco.

Esse trabalho foi realizado em 1.707 imóveis entre residências, terrenos baldios, comércios e outros. A maioria dos focos foram encontrados nas residências, 85,7% do total. A porcentagem de recipientes com larvas positivas para Aedes aegypti dentro das casas é alto, isso mostra integralmente a preferência do mosquito para desovar em ambiente residencial e o quanto a população ainda faz pouco caso com a prevenção que é simples e eficaz.

Predominaram os focos em depósitos no lixo (recipientes plásticos, latas, garrafas, sucatas, etc.), em depósitos móveis (pratos de plantas, bebedouros, etc.), depósitos ao nível do solo (tanques, tambores, etc.) e em depósitos fixos (calhas, ralos e caixas de passagens de água).

Ações

O Setor de Endemias intensificará suas ações de campo e educativas. Agora com o resultado desse LIRAa, os agentes irão realizar um trabalho diferenciado nos bairros onde o índice foi mais alto. Além do tratamento focal, os agentes irão reforçar o trabalho educativo nessas localidades. A pasta está fazendo um planejamento para poder trabalhar de acordo com os resultados, um trabalho diferenciado para cada bairro conforme sua necessidade.

A população deve-se levar em conta o período de enfrentamento a Covid-19 e procurar desenvolver mais em seu domicílio as medidas de prevenção à dengue, uma vez que na pandemia as ações de controle do vetor ficam limitadas, principalmente as ações educativas coletivas, que estão suspensas desde março do ano passado.

A Secretaria Municipal de Saúde está buscando também novas parcerias que envolvam um número maior de pessoas na luta contra a dengue. A secretaria convoca a população para que também se posicione no combate à dengue, uma vez que a maioria dos focos está nas residências.

Os bairros com mais larvas do aedes foram: São Luiz, Mangabeiras, Novo Horizonte, Alvorada e Nossa Senhora de Lourdes.

Fonte: Decom

COMPATILHAR: