A cidade de Formiga encontra-se em estado de alto risco de epidemia de dengue, de acordo com o Levantamento de Índice Rápido (LIRAa).
O levantamento foi realizado entre os dias 13 e 16 de janeiro e apontou um índice de infestação predial de 6,7, quase o dobro do constatado na mesma época no ano passado que foi de 3,6.
As estatísticas apontam que, com resultados entre 0 até 0,9, o município enquadra-se em situação de baixo risco; de 1,0 a 3,9, é médio risco; e acima de 4,0, é considerado alto risco.
Esse trabalho foi realizado em 1.798 imóveis, entre residências, terrenos baldios, estabelecimentos comerciais e outros. A maioria dos focos foi encontrada nas residências.
Por causa da estiagem que a cidade vem sofrendo desde o ano passado, os focos predominaram em depósitos para armazenamento de água para consumo humano, em específico o tambor, seguido por latas, caixa d?água e pratinhos de vaso de plantas.

Ações

A Equipe de Educação em Saúde realizou várias ações de mobilização social em 2014: pedágio educativo, distribuição de material para os PSF?s, trabalhos nas escolas do município, palestras, teatros, gincanas, etc., além do trabalho de rotina realizado diariamente pelo setor responsável.
A Secretaria Municipal de Saúde está buscando também novas parcerias que envolvam um número maior de pessoas na luta contra a dengue. A secretaria convoca a população para que também se posicione no combate à dengue, uma vez que a maioria dos focos está nas residências.

Lista completa dos recipientes em que foram encontrados focos do mosquito Aedes aegypti Recipientes e Quantidade

Caixa d?água ao nível do solo/04
Tanque/05
Tambor/16
Latas/14
Lixo/12
Garrafa/02
Bebedouro de animal/07
Vasilhas plásticas/07
Ralinho/12
Caixa de esgoto/02
Vaso sanitário/04
Caixa d?água/14
Isopor/01
Pratinho de planta/14
Piscina/01
Pneu/06
Depósito de geladeira/01

COMPATILHAR: