Um micro coletor de dados e uma impressora portátil são agora, os instrumentos de trabalho dos leituristas da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). O município de Formiga foi o primeiro a ser beneficiado, na região Centro -Oeste, com o serviço de entrega imediata da conta de luz.
Até o fim do ano que vem, a previsão é que imóveis nas áreas urbanas de todas as cidades mineiras estejam integrados ao sistema. Com a novidade, quase 5 milhões de contas deixarão de ser entregues pelos Correios. A empresa deve economizar em torno de 14% com esse faturamento imediato, o que dá em torno de 600 mil reais por mês. O que deve refletir daqui a algum tempo para o consumidor, explicou a Cemig.
Em contato com o jornal, o setor comercial da companhia, em Formiga explicou que o trabalho teve início neste mês e não houve um motivo específico para a escolha da cidade para esse trabalho piloto. ?Pode ser pelo fato de ter menos imóveis fechados e de fácil leitura, ou ainda por ser um munícipio de porte médio? destacou o departamento.
Além da agilidade, o sistema permite ao morador acompanhar de perto o trabalho do leiturista. Em caso de dúvida ou reclamação, o próprio leiturista orienta o consumidor sobre o que é preciso fazer. Em Divinópolis, o sistema já é utilizado há três anos pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). Serviço que garantiu economia de energia no montante de R$70 mil por mês para a empresa.

COMPATILHAR: