Na segunda-feira (5), no início da noite, o portal Últimas Notícias divulgou em primeira mão que as escolas formiguenses obtiveram índices acima das médias nacionais e estaduais no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2009, referentes ao ensino fundamental regular de 1ª a 4ª série e de 5ª a 8ª série.
O Ideb é feito a cada dois anos e, de modo geral, as escolas da rede pública de Formiga têm mantido o índice de 6,6 de 2005 a 2009, mas as notas na Prova Brasil (de matemática e português) melhoraram nesse período. Isso fez com que Formiga ficasse entre as 100 melhores cidades no ranking nacional, considerando-se os índices do quinto ano do ensino fundamental.
E para alegrar ainda mais aos formiguenses, o município foi citado até mesmo na Folha de São Paulo e em outros grandes veículos de comunicação. Na edição da Folha do dia 5 uma matéria veiculada com o títuto ?Cidades pequenas de MG e SP se destacam? foi enfatizado que pequenos municípios do interior de Minas Gerais e de São Paulo dominam a lista das cidades que têm a melhor educação pública e que, das cem mais bem colocadas no Ideb, 80 estão nesses dois Estados, metade em cada um. ?Entre elas, a maior é Formiga, a 195 km de Belo Horizonte, com 67 mil habitantes? , diz a reportagem da Folha, que se espalhou também por vários sites de notícias. Esse levantamento considerou apenas as redes municipais de educação, já que são elas, pela Constituição, as principais responsáveis pelo ensino fundamental. O município com a melhor quarta série (atual 5º ano) é o paulista Cajuru, que fica a 360 km da capital de SP e tem 24.313 moradores. Nele, ficam também quatro das cinco primeiras escolas do ranking, conforme a lista divulgada pelo MEC.
O Ideb é calculado com base em dados sobre a aprovação obtidos no Censo Escolar e médias de desempenho nas avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), como a Prova Brasil.

COMPATILHAR: