Começa nesta terça-feira (29), em Formiga, o Encontro Regional de Museus, que será realizado até quinta-feira (1º), no Auditório Odette Khouri. O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio da secretária Maria Andrada, pela coordenadora do Museu Histórico Municipal Francisco Fonseca, Lúcia Fátima Vieira da Silva e pela superintendente de Museus da Secretaria de Estado de Cultura, Letícia Julião.
O objetivo é mostrar a importância dos museus para a comunidade e a forma correta de seu funcionamento dentro das normas técnicas e estrutura. Estarão presentes diversos palestrantes renomados, com ênfase nas diretrizes museológicas. Depois da abertura nesta manhã, estava marcada a Conferência ?Museu e história local: desafios contemporâneos.
A primeira palestra, que começa às 14h00, será com a professora Silvana Cançado Trindade, que falará sobre o ?Planejamento em Museus?, abordando noções básicas de museologia, conceitos de planejamento, marcos legais e etapas de elaboração de um plano museológico.
Serão abordados ainda temas como: ?Arquitetura e Exposição em Museus?, ?Gestão de Acervo?, ?Legislação e Programas e Fomento? e ?Sistema Estadual de Museus: perspectivas de consolidação?.
De acordo com a coordenadora do Museu Histórico Municipal Francisco Fonseca, Lúcia Fátima Vieira da Silva, a iniciativa surgiu para que todos os museus da região possam estar dentro de um único padrão e que, futuramente, eles possam ser disponibilizados dentro da rede da internet.

COMPATILHAR: