Atualmente, Formiga possui 1580 pessoas que são assistidas pelo Governo Federal, por meio do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

De acordo com a equipe gestora do Cadastro Único, que é coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano, 1440 beneficiários estão inseridos no CadÚnico, o que representa 91% dos cidadãos beneficiados. Desta maneira, Formiga está acima da média estadual, que é 89%. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado Desenvolvimento Social (Sedese).

Desde a publicação do decreto 8.805/2016, que define a inclusão dos beneficiários do BPC no Cadastro Único do Governo Federal, a equipe gestora desenvolve atividades de monitoramento e busca ativa para a inclusão das pessoas beneficiadas.

Registros apontam que 763 idosos recebem o benefício e, deste número, 704 já estão cadastrados (91%). Já o BPC destinado aos deficientes é concedido a 817 formiguenses e 736 estão inseridos no CadÚnico (90%). Sendo assim, apenas 9% das pessoas beneficiadas precisam realizar o cadastro.

Pontos de cadastramento

– Cras I: rua José Francino Oliveira, 465, Rosário;

– Cras II: rua Agostinho Teles de Castro, 320, Nossa Senhora de Lourdes;

– Cras III: Rua: Alexandre José de Oliveira, 102, Souza e Silva.

– Cras IV: Rua Dico Lavinio, s/n, Novo Horizonte (Praça do CEU).

– Equipe Volante do Centro de Referência de Assistência Social – Cras II: Rua José Elias de Souza, 481, Vila Nova das Formigas.

Benefício de Prestação Continuada (BPC)

O BPC é um benefício da assistência social que está previsto na Lei Orgânica da Assistência Social, que consiste em uma renda de um salário mínimo aos idosos com 65 anos ou mais e pessoas com algum tipo de deficiência, cuja renda familiar per capita seja menor que um quarto do salário mínimo.

Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal

O Cadastro Único é uma ferramenta do Governo Federal que identifica a caracterização socioeconômica das famílias e indivíduos pobres ou em situação de extrema pobreza. Ele pode ser utilizado como parâmetro para a formulação de políticas públicas e sociais, sendo usado obrigatoriamente para a concessão dos benefícios sociais, como o Programa Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica e Benefício de Prestação Continua.

 

Fonte: Decom ||
COMPATILHAR: