O resultado do último Levantamento de Índice Rápido (Liraa) realizado pela Superintendência Regional de Saúde fez com que o prefeito Eugênio Vilela decretasse estado de emergência em Formiga. O resultado do levantamento foi 6,4%, considerado, pelo Ministério da Saúde, de alto risco de infestação do mosquito Aedes aegypti.

“A medida visa intensificar os trabalhos para coibir a proliferação do mosquito, que tem um rápido ciclo de reprodução. Se continuarmos com índices altos como esse, podemos enfrentar um surto de dengue no futuro”, informou o secretário municipal de Saúde, José Geraldo Pereira.

Outra medida tomada para conseguir mobilizar Formiga contra a dengue foi convocar uma reunião extraordinária da Câmara Municipal para apreciar um projeto de lei. Atualmente, o município possui uma lei que autoriza a Prefeitura contratar pessoal para trabalhar em situações de surto e calamidade pública. A proposta enviada ao Legislativo prevê autorizar a contratação também em estado de emergência. O projeto de lei viabilizará a contratação de agentes de controle de endemias, que deverá ocorrer por meio de processo seletivo específico e simplificado, em caráter de urgência.

A sessão extraordinária ocorrerá nesta segunda-feira (23), às 14h.

Trabalho de combate

A Secretaria de Saúde já trabalha para conter a proliferação do mosquito. Junto ao departamento de Gestão Ambiental, a pasta tem limpado locais públicos que podem servir de criadouro. Já os agentes de controle de endemias estão visitando domicílios, orientando os moradores e, onde há possibilidade de larva, aplicam remédio para impedir a procriação.

Diante da notificação de um caso suspeito de dengue, os agentes vão à casa da pessoa e certificam como está a residência. Também é feito na área o uso do fumacê UBV (Ultra Baixo Volume). Esse trabalho está sendo feito atualmente nos bairros Alvorada e Sagrado Coração de Jesus.

Nesta segunda-feira, haverá uma reunião na Secretaria de Saúde para esquematizar mais ações de emergência. Serão contratados, pelo menos, 17 agentes de controle de endemias, visto que atualmente a pasta conta com 28 servidores neste cargo e precisa de, pelo menos, 45.

A Secretaria de Saúde solicita à população cooperação no combate ao Aedes aegypti. A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

 

Fonte: Prefeitura de Formiga||

COMPATILHAR: