O Indicador Social de Desenvolvimento dos Municípios (ISDM) tem como objetivo sintetizar em um único indicador vários aspectos referentes ao desenvolvimento social de um município. Dessa forma, torna-se possível, por meio de um indicador sintético, a comparação do desempenho dos municípios entre si, além da comparação ao longo do tempo da performance dos entes federativos nas dimensões analisadas.
Formiga está na 42ª colocação, com 6,08 no ISDM. A cidade vizinha de Arcos aparece na 56ª posição, com 6,05 de ISDM. Entre os 100 municípios mais desenvolvidos estão Belo Horizonte, que aparece na 98ª posição. Araxá está na 92ª colocação, ambas com 6,01 do ISDM.
O ISDM abrange cinco dimensões: Habitação, Renda, Trabalho, Saúde e Segurança e Educação. Essas dimensões e as variáveis que as compõem foram escolhidas de maneira a englobar algumas das questões mais prementes nas políticas públicas direcionadas para o município.
Tendo como fontes de dados o IBGE (Censo Demográfico), o Ministério da Saúde (Sistema de Informação sobre Mortalidade e Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos) e o INEP (Prova Brasil), o indicador proposto é calculado e divulgado para todos os 5.565 municípios existentes em 2010. Também se obtém o indicador referente às unidades da federação, de forma a permitir uma análise mais abrangente do desenvolvimento dos municípios do país.
O ISDM é construído de maneira a indicar que quanto maior o seu valor, maior o nível de desenvolvimento do município. Ele é obtido como uma média simples dos indicadores de cada dimensão, que são estabelecidos numa escala de 0 a 10, e, portanto, o ISDM também varia nessa escala. Contudo, para que haja consistência na comparação entre todos os municípios do país, os indicadores agregados das dimensões e o ISDM são normalizados de forma que cada um deles represente o desvio em relação à média do Brasil, normalizada para 5.
As dimensões analisadas são compostas por um conjunto de indicadores básicos. A dimensão Habitação tem 6 indicadores e Renda tem 2 indicadores. A dimensão Trabalho possui 3 indicadores, Saúde e Segurança tem 6 indicadores, e Educação, por sua vez, possui 11 indicadores ao total.

COMPATILHAR: