Redação Últimas Notícias 

Formiga conta com um grande número de admiradores de xadrez e um dos responsáveis por essa paixão foi o professor Ramiro Corrêa Júnior, um grande incentivador do xadrez na cidade.

A prática do jogo tem ganhado um grande número de adeptos no município. Além disso, enxadristas formiguenses têm se destacado em diversas competições.

Ramiro faleceu em dezembro do ano passado e a esposa dele, a professora Sayonara recentemente doou o material do marido (tabuleiro e livro) para o novo clube. Segundo Sayonara, o sonho de Ramiro era montar um clube de xadrez em Formiga.

A finalidade do clube, criado pela Secretaria de Cultura, é a difusão do xadrez como esporte, arte e ciência. O clube funcionará em uma das salas do Centro Cultural Casa do Engenheiro e é aberto a todos.  Para fazer parte do grupo os interessados devem se cadastrar na Secretaria de Cultura.

O clube contará com um espaço de convivência para jogar xadrez. A Secretaria de Cultura irá fornecer todo o material para as atividades. “Vamos promover eventos, como cursos de formação, torneios internos e externos, bem como participar de competições oficiais e não oficiais e difundir a teoria, por meio de práticas, treinos e, quem sabe, aulas”, disse o secretário de Cultura, Alex Arouca.

O grupo está recebendo doações de materiais de xadrez. Quem se interessar em ajudar deve procurar a Secretaria Municipal de Cultura.

Primeiro torneio

O Clube de Xadrez já realizou a primeira atividade: um torneio, na modalidade “Xadrez Clássico”. Ele ocorreu entre os dias 22 e 25 deste mês, no Centro Cultural Casa do Engenheiro, em categoria única absoluta e com cinco rodadas.

Vencedores do torneio (Foto: Decom/Divulgação)

O torneio contou com o apoio do Setor de Esportes da Secretaria Municipal de Educação. “Ele foi o primeiro de vários outros que ainda serão realizados. Já estou preparando uma segunda edição do torneio, em outro formato, com rodadas semanais. Além disso, vamos promover outras atividades envolvendo o xadrez. Eventos dessa natureza são muito importantes para aumentar a pontuação formiguense no ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços] esportivo”, disse Alex Arouca.

Os vencedores do torneio foram: Francisco Antônio de Andrade (primeiro lugar), Wesley Campos

de Souza (segundo lugar) e Bruno Alves de Castro (terceiro lugar). Alex disse ainda que todos os jogadores receberam medalhas pela participação e os vencedores medalhas da colocação.

 Ramiro Corrêa Júnior

O professor e mestre Ramiro Corrêa Júnior faleceu no dia 25 de dezembro em Belo Horizonte. Formado em Filosofia pela Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), fez Mestrado em Filosofia na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com a defesa, em 2003, da Dissertação “Ética no Sistema de Ideias de Noam Chomsky”.

(Foto: Divulgação)

No dia 1o de fevereiro de 2002, iniciou as atividades na Fundação Educacional de Formiga-MG (Fuom). Em 2005, tornou-se professor no Ensino Médio do Colégio de Aplicação – Unidade I.

Apresentou a seus alunos importantes nomes, contribuindo para a formação de milhares de adolescentes e jovens. Suas aulas eram recheadas de sabedoria e surpreendia pelas ideias dos grandes pensadores. Levou os estudantes a pensarem além.

Ramiro Corrêa Júnior deixa inúmeros ensinamentos. Dentre os livros, estão “Sartre e a Liberdade”, “Epicuro e o Prazer” e “Agostinho e a Verdade”. Também há trabalhos e capítulos, como “Direito Sensível: a Privacidade entre a Filosofia do Direito e a Psicanálise”, na obra “Temas Contemporâneos de Direito”, recentemente lançada pelo Curso de Direito do Unifor-MG, organizada pelo coordenador da graduação, Fábio Antunes Gonçalves e pela professora Ana Flávia Paulinelli Rodrigues Nunes.

 

 

 

Fonte: Decom ||

COMPATILHAR: