O município de Formiga soube lidar com as perspectivas negativas e surpreendeu ao apresentar um saldo positivo de 586 vagas de emprego no ano passado, mesmo com a difícil situação econômica do país, que levou muitos brasileiros ao desemprego.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, que responde pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine) em Formiga, obteve dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) que mostram que o município foi responsável pela criação de 75% das vagas de trabalho na microrregião em 2017.

De acordo com o secretário da pasta, Alisson Sá, Formiga teve saldo positivo enquanto o país apresentou déficit de 123.429 vagas no ano passado. “Minas Gerais também apresentou valores positivos de 15.438 vagas. Em números absolutos, Formiga ocupou 3,79% das vagas criadas em todo o Estado”, disse.

Na microrregião, que compreende os municípios de Formiga, Arcos, Camacho, Córrego Fundo, Itapecerica, Pains, Pimenta e Pedra do Indaiá, a cidade das Areias Brancas apresentou o maior número de vagas ocupadas no ano passado: 173. O menor número foi em Arcos: – 58 vagas.

No mês de dezembro, a cidade apresentou valores negativos. Porém, segundo Alisson Sá, Formiga acompanhou o crescimento na oferta de vagas da microrregião, que teve movimentação agregada (relação entre o número de admissões e desligamentos) positiva, com 773 vagas ofertadas. O município foi responsável pelo preenchimento de 75,8% destas vagas.

Para o prefeito Eugênio Vilela, a ocupação destas 586 vagas demonstra que Formiga vem atendendo ao plano de metas no incentivo da geração de emprego e renda, na qualificação de mão de obra e aumento na captação de vagas junto às empresas formiguenses. “A regularização dos distritos, bem como a criação e ampliação de empresas contribuirão ainda mais para estes números em 2018”.

Sobre o papel do Sine, o coordenador de Políticas de Emprego e Renda, Rodrigo Melo, afirmou que o órgão tem criado a ponte entre os candidatos e as empresas. “A estrutura oferece a possibilidade de realizar o recrutamento e seleção facilitados. Em 2018, com metas ainda mais amplas, pretendemos atender melhor às demandas e aumentar o número de vagas ofertadas”, destacou.

(Imagem: divulgação Prefeitura de Formiga)

 

Fonte: Decom/Formiga ||

COMPATILHAR: