Está sendo realizada em todo o Brasil, a Semana Nacional de Mobilização dos setores de Educação, Assistência Social e Saúde para o combate ao Aedes aegypti. Em Formiga, a mobilização ocorrerá desta segunda-feira (23) até a próxima sexta-feira (27), com ações de prevenção, fiscalização e educação.

O objetivo é alertar a população sobre a importância de se combater o mosquito transmissor da dengue, da zika e da chikungunya, antes do início do verão, período do ano que tem o maior volume de chuvas, o que facilita a reprodução do Aedes aegypti.

“É uma ação de extrema importância para todo o Brasil. A proliferação dessas doenças pode ser evitada com cuidados simples e essa campanha tem como objetivo mostrar isso para a população”, disse o secretário municipal de Saúde, José Geraldo Pereira.

Cada setor tem autonomia para promover a ação que desejar. A orientação é de que as atividades a serem desenvolvidas envolvam mutirões de limpeza, distribuição de materiais informativos, realização de rodas de conversas educativas, oficinas, teatros, entre outras.

O secretário de Saúde salienta que o setor de controle de endemias da pasta tem intensificado as ações de combate ao mosquito desde o início do ano, com visitas domiciliares, mutirões de limpeza, atividades educativas nas escolas, entre outras coisas.  “É importante ressaltar que o combate ao mosquito não deve ser levado a sério somente nesta semana, mas durante todo o ano”, comentou.

Na Educação, como a Prova Brasil está sendo aplicada nesta semana, as atividades da Semana Nacional de Mobilização ocorrerão na semana que vem, com os alunos participando de atividades pedagógicas, dentro de sala de aula, abordando o tema.

COMPATILHAR: