O município de Formiga, juntamente com os 53 municípios da Macrorregião Oeste, irá aderir à Onda Roxa, que é a fase mais restritiva do Minas Consciente. A informação foi confirmada pelo prefeito Eugênio Vilela na tarde deste sábado (13).

Eugênio se reuniu com prefeitos das 53 cidades e, de acordo com ele, deliberaram de maneira extraordinária pela adesão de todos os municípios da Macro, para que todos possam aderir a Onda Roxa.

A partir da próxima semana, Formiga estará na Onda Roxa. As deliberações devem ser definidas e informadas até a próxima terça-feira (16).

“O sistema de saúde não comporta mais pessoas em enfermaria e em leitos de UTI.  A UPA está com muitas pessoas aguardando atendimento. Abrimos 15 leitos no Santa Marta, vamos abrir o hospital de campanha com 20 leitos no Vicentão, já fizemos também a testagem em massa de 32% da população de Formiga”.

De acordo com Eugênio, até o momento, o Governo do Estado não agiu no sentido de decretar a Onda Roxa.

Ele destacou ainda que não adianta agora abrir mais leitos. pois não tem equipes. “Ficou definido na reunião entre os prefeitos uma comissão para levar essa situação ao Governo do Estado. Já fizemos vários procedimentos em Formiga e sem efeitos. Já encaminhei para a Câmara um projeto de lei autorizando Formiga a fazer parte do consórcio para a aquisição de vacinas. Desde o início de janeiro até agora, economizamos R$ 2 milhões para comprar vacinas. Espero que a Câmara aprove agora na segunda-feira a participação de Formiga, pois temos até o dia 19 para encaminhar essa lei autorizativa para fazer parte deste consórcio e comprar as vacina contra a Covid”, explicou.

A Onda Roxa prevê medidas mais restritivas para conter o avanço da contaminação pelo coronavírus. Elas são impostas pelo estado às prefeituras que estão à beira do colapso do sistema de saúde.

COMPATILHAR: