O planejamento urbano é uma dentre as várias atribuições das gestões administrativas das cidades. Nesse sentido, monitorar as árvores em ruas e praças é um desafio, pois a maioria delas foram plantadas sem observação aos critérios técnicos, tais como escolha da espécie, adequação à altura, diâmetro do tronco, etc.

Esse processo inclui a poda, o corte e o plantio e visa contribuir com o bem-estar dos moradores, ajudando tanto na saúde física como mental. Existem outros benefícios da arborização, tais como melhoria no efeito estético, sombra para os pedestres e veículos, proteção contra o vento, diminuição da poluição sonora, redução do impacto da água de chuva, auxílio na diminuição da temperatura e até preservação da fauna silvestre, sobretudo pássaros.

Os principais desafios da arborização nas cidades, sobretudo as mais antigas, como Formiga, são a falta de espaço nas ruas, fiações elétricas e solo inadequado. É por isso que a Prefeitura Municipal de Formiga, por meio da Secretaria Municipal de Gestão Ambiental, lançou o projeto “Formiga Mais Verde”. É um projeto que visa a arborização das ruas centrais e adjacências, plantando-se espécies adequadas.

A primeira fase do projeto, já em andamento, é experimental, e consiste na reurbanização da rua Barão de Piumhi, em frente à Praça Getúlio Vargas, onde foram plantados quatro resedás, protegidos com gradis. O desenvolvimento dessas espécies será monitorado nos próximos meses, quando, então, será deflagrada a segunda etapa do projeto, aumentando a extensão da urbanização. Nessa fase, será avaliada a recepção do projeto pelos empresários do setor lojista, o desenvolvimento das mudas e a percepção da população. O sucesso do projeto passa, obrigatoriamente, pela colaboração de todos.

Fonte: Decom

COMPATILHAR: