A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) promoveu na sexta-feira (17), em Divinópolis, evento de lançamento do Plano Regional de Atração de Investimentos (Prai).

Na ocasião, 31 Prefeituras foram selecionadas, a partir da utilização de critérios de desenvolvimento industrial, elencados pela área de Inteligência Competitiva da Fiemg. Entre as selecionadas esteve Formiga, que foi representada pelo secretário municipal de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Econômico, Alisson Sá.

Segundo a Federação, o Prai foi desenvolvido para apoiar as regionais e seus municípios na promoção e facilitação de investimentos. O projeto piloto foi realizado na Regional Centro-Oeste, a qual Formiga pertence, e será estendido para as outras regionais Fiemg no próximo ano.

No evento, foi apresentado o modelo de atuação do plano, com o propósito de preparar as regionais e as Prefeituras para oferecerem um atendimento de excelência aos investidores, além de fortalecer a parceria entre a Fiemg e os municípios mineiros em prol da atração de investimentos não só para a região, mas para todo o estado de Minas.

Alisson Sá explicou que a Fiemg apresentou os projetos já existentes e agora apresenta esse radar de investimentos para a região. “Sabemos o quanto temos que caminhar e onde pretendemos chegar com novos investimentos no Município. A proposta da Fiemg é a mesma da Administração Municipal: criar ações para diminuir as dificuldades das empresas”, disse.

Assembleia

No mesmo dia, o secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Econômico participou da assembleia do Fórum Permanente Mineiro das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Fopemimpe Oeste), na Associação Empresarial de Pará de Minas, onde foram apresentadas as políticas estaduais voltadas para os pequenos negócios do território oeste e as ações já existentes. Também foi explicado como funciona o fórum e houve a assinatura do termo de posse das instituições.

O Fopemimpe visa a construção de políticas públicas voltadas para o fortalecimento dos pequenos negócios no estado, com a participação da sociedade civil organizada, promovendo debates, diagnósticos e propondo ações e projetos com o objetivo de promover o desenvolvimento socioeconômico no estado.

Novos encontros serão realizados regionalmente, já estando agendado o workshop da Fiemg para 5 de dezembro.

(Fotos: Decom)

 

Fonte: Decom/Formiga ||

COMPATILHAR: