Redação Últimas Notícias *

O ano de 2017 foi marcado por muitas mortes violentas em Formiga. Ao todo, nove pessoas foram assassinadas na cidade. De acordo com levantamento feito pelo portal Últimas Notícias, foram cinco mortes causadas por armas de fogo, três por arma branca (faca) e uma por agressão. Em 2016, foram registrados cinco assassinatos durante todo o ano.

A última morte registrada, até o momento, ocorreu na noite de sexta-feira (29), no bairro Geraldo Veloso em Formiga. Os detalhes do crime ainda não foram divulgados pela Polícia Militar, mas informações de moradores dão conta de que o jovem de nome Marcos Paulo Almeida, de 20 anos, teria sido atingido por três tiros e morrido em seguida.

Relembre os crimes

No dia 19 de janeiro, o empresário Gilmar Basílio, de 56 anos, foi vítima de um latrocínio. Ele foi morto ao descer do veículo em frente à empresa dele, localizada na avenida Juca Pedro. O crime foi cometido por um menor que contou com a ajuda de dois comparsas. Na época do crime, o menor foi apreendido e outro envolvido preso. Um terceiro suspeito estava foragido.

Já no dia 29 de abril, o corpo do adolescente Gabriel Ferreira, de 16 anos, foi encontrado enterrado às margens da Lagoa do Fundão, em um local conhecido como “Pau Torto”. O crime, cometido por menores, ocorreu no dia anterior com requintes de crueldade, uma vez que a vítima foi obrigada a ficar de joelhos e logo em seguida foi alvejada por disparos de arma de fogo na cabeça. A motivação do crime envolveu banalidade e desrespeito à vida, pois a vítima teria proferido palavras pejorativas em desfavor de um adolescente de 17 anos, (“dorme no mato e não toma banho”) que se sentiu ofendido e decidiu se vingar. Os três menores envolvidos foram apreendidos e encaminhados para centros de reabilitação de menores.

No dia 2 de setembro, um homem de 30 anos foi agredido com socos, chutes e pauladas no bairro Novo Horizonte, e acabou morrendo em decorrência dos ferimentos. Segundo informações de testemunhas, o crime teria sido cometido por dois homens.

Em 9 de outubro mais um crime foi registrado. Um jovem, de 18 anos,  matou o próprio irmão a facadas durante uma discussão na casa da família. O crime foi registrado na rua Padre João da Mata, no bairro Água Vermelha. A vítima, Robson Henrique Bernardes, de 45 anos foi atingida por seis golpes de faca.

Um jovem de 19 anos morreu após ser atingido por dois tiros na cabeça, no bairro Rosário, em Formiga no dia 21 de outubro. O crime ocorreu em um bar. João Victor da Silva Melo Azarias, que era conhecido como Gaguinho, chegou a ser socorrido, mas não suportou aos ferimentos.

O 3º sargento Adriano Alves da Costa, que servia no 63º Batalhão da Polícia Militar em Formiga foi a 6ª vítima de assassinato no ano em Formiga. Ele morreu em decorrência de ferimentos sofridos quando foi esfaqueado no dia 29 de outubro. O suspeito de ter cometido o crime, um homem de 28 anos, golpeou o militar, de 45 anos, por duas vezes.

Um adolescente de 17 anos foi assassinado na rua Maria Cassiano, bairro do Rosário no dia 15 de novembro. Thiago Henrique Silva foi alvejado por cinco tiros. De acordo com familiares, a vítima estava envolvida com o tráfico de drogas e que seria este o motivo do crime

Um dos crimes mais chocantes do ano ocorreu no dia 21 de novembro, quando o corpo do empresário de Luiz Afrânio Amaral Costa, natural de Itaúna, de 60 anos, foi encontrado em um apartamento na rua Dr. Carlos Chagas, no Centro de Formiga. A Perícia Técnica constatou vários sinais de violências, cortes no pescoço, no rosto, várias perfurações no abdômen, no tórax, cortes nos braços e hematomas nos pulsos, indicando amarração com cordas. A suspeita divulgada à época era de que o crime teria sido praticado por um casal de menores, mas detalhes do caso ainda não foram divulgados pela Polícia Civil.

COMPATILHAR: