Com o objetivo de proteger nascentes, os rios, córregos e lagoas de Formiga e incentivar o produtor rural que atua nessa conservação, o vereador Cid Corrêa/PR apresentou na manhã de segunda-feira (13) uma proposta de implantação do projeto ?Conservador das Águas? ao Secretário Municipal de Gestão Ambiental, Paulo Coelho Rocha.
O projeto tem como objetivo estimular a conservação das nascentes, através de reflorestamento de espécies nativas, e, ao mesmo tempo, dar incentivo financeiro ao produtor rural que faz essa conservação. O ?Conservador das Águas? propõe que a Secretaria de Gestão Ambiental realize parcerias com os produtores rurais que tenham nascentes e mananciais em sua propriedade rural, onde se delimitará uma área ao entorno das nascentes ou minas e se plantará espécies nativas.
Corrêa afirma que, se o projeto for implantado, haverá uma redução do assoreamento de rios e córregos de Formiga, o que facilitará a captação e tratamento da água pelo nosso SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto). ?Com as verbas que a Prefeitura irá receber e os benefícios ambientais que acontecerão, o investimento será mínimo. Além disso, temos que cuidar dos nossos rios, porque no futuro bem próximo a água será escassa?, enfatizou o vereador.
O Secretário se mostrou interessado e adiantou que já existe a idéia de começar o estudo para implantação do projeto junto com o FEAMA, Secretaria de Desenvolvimento Sustentável Rural e UNIFOR.

COMPATILHAR: