Na reunião na Câmara Municipal de segunda-feira (25), os vereadores aprovaram o projeto de lei 332/2011, que cria a zona de proteção dos aeródromos do município de Formiga, estabelecendo critérios de utilização das áreas. O projeto, de autoria do vereador Cid Corrêa/PR, deu entrada na Câmara Municipal no dia 10 de março.
A justificativa do projeto destaca a necessidade de o município de Formiga se adequar ao Código Brasileiro de Aeronáutica para que as propriedades vizinhas aos aeródromos não sejam utilizadas de forma a prejudicar a segurança da navegação aérea e da operação das aeronaves.
Cid Corrêa contou que aeródromo é toda área destinada a pouso, decolagem e movimentação de aeronaves, como avião, helicóptero e ultraleves. ?Em Formiga, o tráfego de aeronaves tem aumentado muito, principalmente aviões, precisamos de modernizar nossas leis para que a segurança seja garantida. Sendo aprovado esse projeto de lei, será criada uma zona de proteção. Se for recebermos eventos de nível nacional, de nível internacional, temos que modernizar a nossa legislação. Não temos uma legislação adequada para essa questão?.
O vereador Eugênio Vilela/PV destacou que um projeto de lei não se pode pensar somente no hoje. ?Temos percebido o quanto o tráfego de aeronaves tem aumentado aqui em Formiga. O projeto visa realmente a proteção não só das pessoas que estejam nas aeronaves, mas também quem mora no entorno dessas pistas?.
Mauro César/PMDB disse que é certo o desenvolvimento aéreo no Brasil e Formiga também tem que acompanhar essa evolução. ?Temos presenciado o desenvolvimento turístico em Furnas, como exemplo o Hotel Furnas Park, que conta com um alto investimento, mostrando a riqueza do Lago de Furnas. Lá já tem quase um quilômetro de pista asfaltada para receber um público exigente?, contou.
Agora, o projeto segue para a sanção do prefeito Aluísio Veloso/PT.

COMPATILHAR: