Por Priscila Rocha

Amar as próprias curvas independente dos padrões impostos pela mídia é hoje o ápice da moda. O intangível padrão de beleza da mulher alta e magra caiu por terra com o empoderamento feminino.

Com esta importante conquista da mulher curvilínea, a indústria da moda precisou passar por mudanças para atender um público que já deixou bem claro que também é fashionsista. Pensando nesse contexto, Formiga receberá na próxima sexta-feira (21) o evento #amorplussize, primeiro desfile de moda do seguimento na cidade.

Organizado pela modelo plus, Nayara Camila Melo, o evento ocorrerá com o intuito de mostrar a beleza plus size das formiguenses além de divulgar as lojas que existem no município para este público. “Queremos mostrar que também temos voz na cidade. As mulheres plus precisam saber onde encontrar lojas com vestuário de alta qualidade acessível para elas”, disse a organizadora.

Quatorze modelos pluz size participarão do evento, dentre elas três mulheres do projeto Empoderados – MG: Rúbia Daniesca, Daiane Silva e Nayara Melo. As outras modelos são: Fernanda, Giselle, Raissa, Jaqueline, Estela, Aline, Lorrayne, Marcela, Milene, Natalia e Paula.

O desfile será realizado na rua Alderico Nogueira, 470, no bairro Sagrado Coração de Jesus, a partir das 19h. O evento terá entrada gratuita e contará com a presença das modelos plus formiguenses Natali Santos e Raissa Zimerer e da lifestyle Duda Lobato, que realizarão um bate papo sobre o mundo plus size e darão dicas de moda para as mulheres aprenderem a se amarem e se valorizarem.

Imagem: Divulgação

O encontro contará ainda com uma palestra sofre gordofobia ministrada pela assistente social e membro do coletivo “Irmandade das Flores”,  Luciane Ribeiro Melo.

Moda plus size

A história desse segmento evoluiu junto com os padrões de beleza e o termo “plus size” foi utilizado pela primeira vez em 1920 pela marca norte-americana Lane Bryant, que foi fundada em 1904 e segue em pleno funcionamento.

Na década de 70, a indústria da moda estadunidense aderiu ao termo  para designar os manequins acima de 44 (plus= mais; size= tamanho). No entanto, foi só na década de 90, com o  uso do termo em revistas nacionais e internacionais, que ele começou a ganhar mais peso.

Hoje a moda plus size conquistou as passarelas dos mais importantes eventos de moda do mundo, confira:

Fashion Weekend Plus Size

Conhecido como o maior evento de moda plus size do Brasil, o Fashion Weekend Plus Size acontece desde 2010 e já vai para a sua 10ª edição. Ele acontece duas vezes por ano em São Paulo (Primavera/Verão e Outono/Inverno) e traz para as passarelas diversas grifes nacionais de Moda Plus Size e suas principais tendências.

Minas Trend

O Minas Trend é um evento de moda que ocorre duas vezes ao ano em Belo Horizonte. Criado para estimular as vendas na indústria de moda mineira, neste ano chegou a 24ª edição. Apesar da grande maioria das modelos e marcas se encaixarem nos padrões da moda tradicional, o desfile tem aberto espaço para grifes especializadas no segmento plus size.

 Desfile Plus Size

O Desfile Plus Size foi o primeiro evento de moda plus size no país, tendo sido criado em 2009. O evento foi idealizado pelo projeto Mulheres Reais e acontece duas vezes ao ano em São Paulo.

 New York Fashion Week

O New York Fashion Week é conhecido como um dos eventos de moda mais importantes do mundo. Como o padrão da moda magra é, principalmente, composto pelos manequins 36-38, o NYFW surpreendeu em 2014 por trazer às passarelas, pela primeira vez, uma grife de moda plus size, a Caibria, da estilista (também Plus Size) nova-iorquina Eden Mïller.

 British Plus Size Fashion Weekend

O British Plus Size Fashion Weekend foi idealizado e criado pela blogueira plus size Remi Rey, com a ajuda da revista online Evolve, a primeira no Reino Unido destinada ao público plus size. As edições do evento foram programadas para acontecer no meio de outro importante evento da moda internacional, o London Fashion Week.

*Com informações do blog Adriana Libini

COMPATILHAR: