Na quarta-feira passada (10), o município de Formiga recebeu a primeira entrega de produtos do Programa de Aquisição da Agricultura Familiar, por meio de convênio entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS) e a Prefeitura.
Os primeiros agricultores a entregarem os produtos foram Geraldo Rosário Ramos e Osvaldo Teixeira. Os produtores entregaram repolho e cenoura, o que somou mais de 300 quilos.
Segundo informações do Departamento de Políticas Rurais, as entregas serão feitas duas vezes por semana, seguindo um cronograma de rodízio, de acordo com o projeto inicial e com a produção local.
Para o fortalecimento da Agricultura Familiar, os produtores serão acompanhados por um técnico agrícola e um agente de ligação para a organização da produção e orientações de plantio, custos e otimização da propriedade. Tudo isso para que os alimentos destinados ao programa sejam para os agricultores uma alternativa coordenada, de aumento da renda e geração de trabalho no campo, propiciando ainda a permanência das famílias rurais em suas respectivas comunidades.
?Se a gente tiver onde entregar nosso produto, paramos de perder. É muito melhor entregar sabendo para onde vai?, disse o agricultor Osvaldo Teixeira, da comunidade de Padre Trindade.
Por outro lado, a população em vulnerabilidade social e em insegurança alimentar serão atendidas pro meio das entidades organizadas, cadastradas pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Comsea) e contempladas pelo excelente trabalho que o Banco de Alimentos vem desenvolvendo na cidade.
?Cada produtor cadastrado pode entregar produtos e completar uma cota de até R$4.500 convertida em alimentos. O município de Formiga conta com uma variedade de produtos expressiva, possui aproximadamente 90% de agricultores familiares e operacionaliza o Programa de Aquisição de alimentos desde o ano de 2005, por meio da Conab. Já executou recurso na ordem de R$1,8 milhão junto aos agricultores familiares da Associação dos Produtores Feirantes de Formiga, Cooperativa Agrícola Padre Trindade e Associação dos Apicultores de Formiga e Região e agora inicia mais uma modalidade do programa, a Compra Direta Local da Agricultura Familia (CDLAF). Com fé em Deus teremos os mesmos resultado exitosos alcançados até agora com a valorização do Agricultores e o Combate ä Fome??, comentou a supervisora de Políticas Rurais, Maria Vitória Ramos.

COMPATILHAR: