Da Redação

Na manhã desta quarta-feira (2), foi realizada na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) – regional Centro-Oeste, em Divinópolis, a entrega simbólica de um dos 25 respiradores mecânicos que Formiga receberá nos próximos dias.

O prefeito Eugênio Vilela, o secretário de Saúde Leandro Pimentel, o superintendente da Santa Casa, Marcos Antônio Caetano e o coordenador da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o médio Yuri Amorim compareceram à solenidade que contou também com a presença do presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, mentor e articulador da iniciativa que resultou na produção e agora, doação dos equipamentos.

A chegada dos respiradores, que são fundamentais para o atendimento de casos graves do novo-coronavírus, é fruto da intermediação do então presidente da Fiemg regional, o empresário formiguense Paulo César Costa (Paulinho da Fidalga) que agora ocupa o cargo de diretor da entidade.

“Procurado pelo prefeito Eugênio Vilela, indiquei para Formiga 15 respiradores. Mais tarde, em reunião com o secretário de Saúde e o Dr. Yuri, responsável pela UTI, fui informado de que a Santa Casa estaria apta a receber 25 respiradores. Então foi aprovado que dentre os 141 respiradores para a regional Centro Oeste da Fiemg, 25 iriam para Formiga”, comentou Paulo César.

Nos próximos 15 dias a Santa Casa receberá diretamente da Tacom, empresa desenvolvedora do projeto, os respiradores. De acordo com Paulo César, a quantidade poderá variar de acordo a demanda apresentada pela equipe técnica do hospital e entendimento com a Tacom.

Tacom Tecnologia
No início da pandemia, uma empresa mineira especializada em equipamentos de bilhetagem, sediada em Nova Lima, a Tacom Tecnologia, desenvolveu um projeto de construção de respiradores pulmonares. Em parceria com a Fiemg, especialmente através dos laboratórios SENAI, e outras empresas Mineiras, em 23 dias estava pronto o projeto. Em poucos dias os primeiros protótipos estavam sendo fabricados e submetidos a apreciação da Agência Nacional de Saúde (Anvisa).

Para a fabricação da primeira linha de produção a Fiemg, através da doação de várias indústrias de Minas, conseguiu recursos para a compra e doação 1.600 respiradores. Além de outras doações de outros equipamentos, álcool e mascaras que já foram distribuídos.

Semana passada foram doados a União diretamente ao Presidente Jair Bolsonaro, quando em sua visita a Ipatinga, 100 respiradores.

A Tacom, está colocando no mercado respiradores pulmonares a um custo bem menor dos antes importados da China. O que evidencia a força da indústria mineira. Detalhe importante, todos os componentes dos respiradores são fabricados em Minas.

COMPATILHAR: