Uma equipe da Controladoria Geral da União (CGU) estará em Formiga, na próxima semana, para fiscalizar a aplicação de recursos federais em obras do município.
As contas analisadas são relativas aos anos de 2009 a 2012. A cidade foi escolhida por meio de um sorteio, realizado no dia 4, na Caixa Econômica Federal, em Brasília.
A iniciativa é do Programa de Fiscalização de Municípios, que tem como foco cidades com até 500 mil habitantes. São 60 cidades brasileiras a receberem os auditores; sete são mineiras. A cada um desses municípios, será enviado um grupo de auditores, que verificará as contas e os documentos que comprovam o uso das verbas, como notas fiscais e notas de empenho. Eles ainda fazem inspeção física nas obras em andamento.
O município de Formiga foi comunicado da medida por meio de um ofício, no qual a CGU esclarece que, entre suas funções, está a avaliação, em âmbito regional, do cumprimento das metas previstas no plano plurianual, da execução dos programas de governo e dos orçamentos da União, bem como da gestão dos administradores públicos federais. Isso é realizado por meio de auditorias e fiscalizações. A iniciativa tem como objetivos combater a corrupção e incentivar uma gestão pública de maior transparência e qualidade.

COMPATILHAR: