O Museu Municipal Francisco Fonseca receberá durante seis meses as exposições literárias itinerantes criadas pela Superintendência de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais. As exposições fazem parte do programa de incentivo à leitura da Secretaria de Estado de Cultura juntamente com as bibliotecas públicas municipais.
De acordo com a secretária de Cultura, Maria Andrada, esta é uma parceria entre o museu e as bibliotecas públicas. ?Será uma exposição por mês e começaremos já no dia 1º de março. Nós queremos trazer para o público formiguense a oportunidade de conhecer a literatura com mais profundidade?, disse Maria Andrada.
A coordenadora do Museu, Lúcia Fátima Silva, conta que esse intercâmbio constante com as bibliotecas é muito importante para continuar incentivando a leitura.
Exposição Itinerante
Cada mostra, constituída de banners ou painéis, contém a síntese da obra de um autor ou extrato de um livro significativo na história da literatura, ou ainda, textos relacionados a um tema de interesse dos leitores da biblioteca pública. As exposições se destinam a esses leitores visando despertar, motivar ou renovar o prazer da leitura literária.
A Superintendência de Bibliotecas possui¸ atualmente, 26 exposições para circular pelas bibliotecas públicas municipais de Minas Gerais. Cada uma delas foi pensada para um público específico, sempre com o objetivo de promover a leitura literária e contribuir para a formação de novos leitores, sejam eles crianças, jovens ou adultos.
Com o material disponibilizado, as bibliotecas podem dar asas à imaginação, criando as mais diversas ações que despertam a sensibilidade e o interesse do público. São visitas agendadas com escolas, concursos de poesia ou redação, debates sobre o tema ou o autor, dramatizações, musicalização de poemas, hora do conto e outras atividades.
Portanto, ao montar uma exposição literária, a biblioteca pública cumpre sua mais importante função: estímulo à leitura, mostrando ao grande público que o livro é fonte de conhecimento, informação e prazer.

COMPATILHAR: