Da Redação

Na manhã desta terça-feira (24) foi realizada, na sede do Unifor-MG, a Oficina de Internacionalização dos Territórios de Desenvolvimento – Regiões Oeste e Sudoeste.

Realizada pela assessoria de Relações Internacionais do Governo de Minas Gerais, em parceria com os Fóruns Regionais de Governo, a oficina faz parte do Programa de Internacionalização Regionalizada do governo estadual e é dirigida para técnicos e representantes do setor público, produtivo, comercial e educacional, além de prefeitos e integrantes dos Colegiados Executivos dos Territórios e representantes da sociedade civil.

Estiveram presentes ao evento os prefeitos: Moacir Ribeiro da Silva (Formiga), Richard Miranda Resende (Campo Belo), Hairton de Almeida (Candeias), Leonardo Carvalho Muniz (Iguatama), Robson Rodarte Lopes (Pains), ‎Leonardo José de Oliveira (Tapiraí) e José Eduardo Terra Vallory (Capitólio).

As boas vindas ao público presente, que, além dos prefeitos, era formado por membros da administração municipal de Formiga e de outros municípios, dentre secretários e funcionários e de representantes de setores da iniciativa privada, foram dadas pelo reitor do Unifor-MG, Marco Antonio de Souza Leão, que compôs a mesa do evento juntamente com o Superintendente de Apoio ao Fórum Internacional de Governo, Luiz Antônio Ribeiro (representando o coordenador Regional dos Fóruns, Fernando Tadeu),  o chefe da Assessoria Jurídica da Secretaria Geral da Governadoria do Estado, Sheldon Almeida, o prefeito de Formiga, Moacir Ribeiro, e o membro da Assessoria de Relações Internacionais, Pedro Braga.

O objetivo da iniciativa é estabelecer um diálogo com os diversos atores nos territórios e promover a sensibilização para a importância das relações internacionais em relação ao desenvolvimento local.

Ausências

Apesar da importância do evento, focado na busca de soluções globalizadas para a expansão das atividades econômicas dos municípios, foram raras as representações de associações comerciais e outras entidades congêneres estabelecidas nos municípios participantes que estiveram presentes.

Território Oeste

O território Oeste, do qual Formiga faz parte, abrange 56 municípios, com uma população estimada em 1.194.156 habitantes (IBGE, 2010). Esse território representa 5,2% do PIB total de Minas Gerais e sua produção agropecuária é representada pelo leite, café arábica e milho (em grão). A região tem a terceira menor taxa de pessoas em estado de pobreza.

Em relação à saúde, o território Oeste representa a terceira maior cobertura pré-natal do estado e a sétima menor mortalidade infantil. No entanto, a região carrega a quarta maior taxa de crimes violentos do Estado. Um dos objetivos dos Fóruns Regionais de Governo é reverter essa situação.

Inovando

O governo de Minas tem inovado na busca de soluções para os problemas vivenciados nos municípios, promovendo através de inciativas como esta, a descentralização da administração, facilitando aproximação entre os diversos entes estaduais com os municípios, procurando agrupar demandas e encaminhar as soluções que entende pertinentes.

Representantes do BDMG e de outros setores da administração pública ligados à temática do evento lá estiveram mantendo seu primeiro contato com os interessados.

Para se ter uma ideia da importância desta semente ali lançada, dentre os 853 municípios mineiros, apenas 4, possuem estruturas capazes de atender o encaminhamento de pleitos junto aos diversos organismos internacionais, dispostos a investir capital ou cooperarem de alguma forma em ações agora propostas e levantadas no Fórum de debates.

 

COMPATILHAR: