Na semana passada, foi registrado um caso suspeito de Influenza A (gripe suína) em Formiga, em uma mulher de Belo Horizonte que teve contato com uma pessoa cujo caso da doença foi confirmado. Segundo o ouvidor municipal, Elton Costa, o caso de suspeita está à base de sigilo da Secretaria de Estado. ?Não há motivos para os formiguenses ficarem alarmados. A secretaria está vigilante perante o assunto?.
Elton Costa disse ainda que a paciente estaria isolada ?de quarentena?. A Secretaria de Saúde não tem nenhum caso comprovado da doença na cidade, conclui.
Segundo informações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Minas Gerais tem hoje, até o momento, 16 casos suspeitos e 14 casos confirmados de Influenza A. Há 73 descartados.
Vírus isolado
Cientistas brasileiros conseguiram isolar o vírus da gripe suína. Este vírus é ligeiramente diferente dos detectados nos EUA, conforme informações divulgadas no G1. O Instituto Adolfo Lutz, de Brasília, informou na semana passada que a equipe da virologista Terezinha Maria de Paiva isolou, no final de abril, o vírus da gripe suína.
Segundo a nota a nova estirpe passou a ser denominada A/São Paulo/1454/H1N1, segundo as normas da Organização Mundial da Saúde. O instituto anunciou que o vírus da gripe suína encontrado em pacientes infectados no estado de São Paulo é ligeiramente diferente do encontrado na Califórnia, Estados Unidos, o primeiro a ser isolado depois do aparecimento da doença.
O primeiro caso de infecção humana causada pela nova estirpe foi identificado em um homem de 26 anos, que apresentou os sintomas da gripe ao retornar de uma viagem ao México. O paciente foi internado em 24 de abril no Instituto de Infectologia Emílio Ribas e recuperou-se plenamente.
240 Casos confirmados no Brasil
Conforme boletim divulgado nesta segunda-feira (22), pelo Ministério da Saúde, foram confirmados mais 25 casos da gripe no Brasil. No total, o país tem 240 casos confirmados da doença. Já o número de casos suspeitos diminuiu, passando de 221 para 159.
Em Belo Horizonte, uma turma de 27 alunos do terceiro ano do ensino fundamental teve as aulas suspensas até o dia 30 deste mês.
Um aluno de 8 anos da turma apresentou sintomas da gripe. Além de uma das professoras, que não teve a identidade revelada. Ambos tiveram amostras de sangue colhidas para exames específicos e, até a divulgação dos resultados, fica mantida a suspensão das aulas. Segundo a assessoria de comunicação da escola, o aluno com suspeita da doença passou o feriado de Corpus Christi em uma cidade que faz fronteira com a Argentina e apresentou os sintomas após retornar de viagem. O estudante e a professora estão sendo monitorados em casa. A previsão é de que o resultado dos exames seja divulgado até esta quarta-feira (24). Caso o diagnóstico seja negativo, as aulas serão retornadas no dia seguinte.

COMPATILHAR: