O chefe do Setor de Turismo da Prefeitura de Formiga, Eduardo Batista, esteve em São Paulo na segunda e terça-feira (9 e 10), na Koch Tavares, uma das empresas de maior marketing esportivo do Brasil e da América do Sul, para discutir sobre a pré-temporada da seleção brasileira de futebol de areia em 2011. A Koch Tavares é a detentora dos direitos comerciais da seleção brasileira, que deve fazer uma pré-temporada em Formiga de 13 a 27 de julho.
Segundo Eduardo Batista, está sendo montado um processo junto a canais de televisão também, no caso a Rede de Esporte Interativo, que também é uma parceira da seleção, uma subsidiária da Rede Globo, que hoje detém os direitos de transmissão da equipe.
Como enfatizou o coordenador de Turismo, há um caderno de encargos que a Prefeitura terá que cumprir para receber a seleção de futebol de areia. Eduardo Batista revelou que algumas condicionantes a Prefeitura vai cumprir a outra parte é responsabilidade do Furnas Park Resort, que é a hospedagem da seleção, e deve ter como parceiro o banco oficial da seleção, o Itaú. Estava agendada para esta sexta-feira (13) uma reunião com o gerente geral da agência em Formiga para que possam entrar em um acordo de parceria, para ficar mais fácil financeiramente para a Prefeitura.
A parte de traslado da seleção está sendo negociada com outro provável parceiro, que é a Viação Campo Belo, tem uma reunião marcada com o proprietário do grupo Amep, Arlindo de Melo, na próxima segunda-feira (16). Há ainda despesas com o traslado do Rio de Janeiro, ida e volta, e estão sendo buscadas parcerias para tirar esses custos da administração municipal.
Questionado se é certa a vinda da seleção para a pré-temporada no município, Eduardo Batista ressaltou: ?só não vem para Formiga se Formiga achar que financeiramente não seja viável, porque nós achamos que há condição de se realizar aqui, mas nós estamos vendo onde é possível canalizar esse financeiro, para que nós possamos, junto a parcerias, ajudar a Prefeitura Municipal?.
Até a próxima quarta-feira (18) tudo deve estar oficialmente resolvido e, segundo Eduardo Batista, todos estão se empenhando ao máximo, em especial ele como coordenador de Turismo, o prefeito Aluísio Veloso/PT; o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Jamir e o secretário de Comunicação, Túlio Fonseca.
A vinda da seleção de futebol de areia ainda vai ter um fim social. Dentro do caderno de encargos tem algumas questões sociais, como visitar algumas instituições, por exemplo, um bate bola com frequentadores do Patronato São Luiz, e ações em outras entidades.
A previsão é de que a seleção chegue a Formiga no dia 13 de julho e permaneça até o dia 27 de julho, o que vai coincidir com a realização do Festival da Linguiça. A administração municipal acha esse fato bastante positivo. ?A rede de televisão cobre o Brasil inteiro e vai tornar Formiga conhecida e o festival, aproveitando o ensejo da seleção em sua pré-temporada, e elevando ainda mais o destaque do Festival da Linguiça. Esse é o propósito nosso, unir o útil ao agradável: a seleção mais o Festival da Linguiça, Formiga conhecida nacionalmente nessa área de turismo e esporte?, salientou Eduardo Batista.

Caderno de encargos
A maioria dos encargos do Comitê Organizador Local para a pré-temporada da seleção brasileira é relacionada à infraestrutura, como local para treinamentos, montagem de uma quadra de beach soccer nos padrões internacionais Fifa, produção e colocação de placas publicitárias dos patrocinadores da seleção, segurança no local, gandulas, serviço médico e fornecimento de água e frutas para treinos e jogos amistosos.
Devem ser providenciados: hospedagem e alimentação para 20 pessoas da seleção no Furnas Park Resort, durante a pré-temporada; seguro de responsabilidade civil de acidentes pessoais para o público e participantes; transporte rodoviário do Rio de Janeiro para Formiga para a delegação.

COMPATILHAR: